Rogério VitalA quarta edição do Flipipa, Festival Literário da Pipa, poderá ser antecipada para o mês de agosto
Abimael Silva, sebista e editor do Sebo Vermelho, está na lista dos que seguem por caminhos independentes e afirma que a meta é lançar um novo título a cada dez dias durante o ano de 2012. A Editora da UFRN também segue no mesmo embalo com uma projeção de editar, no mínimo, um livro por semana em 2012."Esta semana estou lançando 'Cangaceiros do Nordeste', obra rara sobre o cangaço publicada em 1929, e os próximos já estão no gatilho", disse. Dentro em breve ele apresenta a reedição de "Memória Viva de Chico Antônio" (UFRN), de Carlos Lira, onde o famoso coquista de Pedro Velho comenta na primeira fase do programa de TV homônimo - entre outros assuntos - sobre seu encontro com o musicólogo Mário de Andrade nos anos 1930. "Sem dúvida um livro especial que teve pouca distribuição e está esgotado".
Em seguida, o editor revisita os tempos de Lampião no livro "O cangaço na correspondência de Padre Cícero e Floro Bartolomeu", inédito e organizado pelo próprio Abimael. "Tive acesso a cerca de três mil correspondências trocadas pelo Padre Cícero e Floro Bartolomeu, que foi deputado federal pelo Ceará e funcionava como uma espécie de primeiro ministro do padre, e separei 140 telegramas que falam diretamente de Lampião e do cangaço". Silva consultou esse material nos arquivos da gráfica do Senado e em Juazeiro do Norte (CE).
FESTIVAIS E FEIRAS NO SEGUNDO SEMESTRE
quarta edição do Festival Literário da Pipa já está sendo pensado pelo escritor e produtor cultural Dácio Galvão. O objetivo, segundo ele, é manter o formato consolidado na versão 2011, que ocupou uma área com espaço suficiente para proporcionar melhor integração entre público, autores e as diversas atividades realizadas durante o evento. "Há uma tendência de antecipar o Flipipa para o mês de agosto, evitando a turbulência do período eleitoral. Mas o assunto ainda será discutido com os parceiros antes de ser formalizado", explicou Dácio.
O local também não está garantido, pois "a praia da Pipa tem uma característica urbana que impede o planejamento muito antecipado, mas a proposta é continuar com o mesmo formato - e se não for no mesmo terreno que o Festival ocupou em 2011, será próximo. Nesse aspecto não temos como antecipar nada, os terrenos são privados". Galvão informou que não está descartado levar o Flipipa para o centro de convenções de um hotel da badalada praia do litoral sul.
Sobre a programação, Dácio Galvão adiantou que o modernismo continuará em alta diante dos 90 anos da Semana de Arte Moderna, e dois convidados estão sendo sondados: o ator, diretor e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa e o músico, compositor e ensaísta José Miguel Wisnik.
Já o jornalista Rilder Medeiros, coordenador do Circuito Potiguar do Livro, disse que há cinco eventos já agendados entre julho e outubro - número que poderá chegar a oito dependendo da captação de recursos. "Temos projetos inscritos no Programa BNB de Cultura, projetos aprovados na Lei Câmara Cascudo, e antes do Carnaval estaremos indo à Brasília mostrar ao ministério da Cultura o movimento que está acontecendo aqui no RN."
Rilder lembrou que Fabiano dos Santos, diretor de Livro, Leitura, Literatura do Ministério esteve em Caicó e Natal, e anunciou que este ano seria aberta linhas de financiamento para eventos literários de pequeno e médio porte. "A intenção dessa visita em Brasília é integrar a programação do RN às Caravanas das Feiras de Livros promovidas pelo MinC". No calendário adiantado por Medeiros figuram os Festivais Literários de Angicos (agosto) e João Câmara (outubro); e as Feiras do Livro de Mossoró (agosto), do Seridó (setembro) e Natal, a FliQ, em outubro junto com a Cientec/UFRN. Pendências, Macau e Martins são os três festivais literários ainda não confirmados.
NOVAS VERSÕES PARA HAMLET
Enquanto o Sebo Vermelho despeja novos títulos no mercado, o selo Jovens Escribas trabalha nos bastidores para organizar a segunda edição da Ação Potiguar de Incentivo à Leitura, iniciativa que proporcionou o encontro entre estudantes do ensino fundamental e médio com autores como os potiguares Pablo Capistrano e Clotilde Tavares, e o mineiro Mário Prata. "Ainda não fechamos o planejamento deste ano, mas quero lançar meu segundo romance pelo selo e colocar em prática a parceria acertada com o grupo de teatro Clowns de Shakespeare, que desta vez convidaram escritores para orientar a dramaturgia", informou o jornalista e publicitário Patrício Jr.
Ele e Carlos Fialho, estão desenvolvendo versões alternativas para "Hamlet", clássica obra de Shakespeare que será encenada pelos Clowns em 2013 com direção do paulista Márcio Aurélio . "A ideia é criar textos independentes que servirão como laboratório para a construção colaborativa com o grupo de um terceiro, até se chegar a versão final da dramaturgia que será montada pelo grupo", explicou Patrício, que batizou a parceria de Jovens Escribas em Cena e considerou 2011 o "ano da iniciativa independente" na área literária - "lançamos cerca de dez títulos de nomes como Pablo Capistrano, Clotilde Tavares, Cláudia Magalhães, Ana Célia Cavalcanti e Leonardo Panço", lembrou.
Ainda na área de novos títulos, a gráfica Manimbu segue com edital aberto para o Programa Editorial do Estado do RN. "Como houve pouca procura, prorrogamos o prazo de inscrições por tempo indeterminado até a seleção dos 30 títulos previstos para lançamento em 2012", disse Ana Neuma, diretora administrativa da FJA. Autores interessados em imprimir livros por conta do Governo devem entregar todo o material devidamente editado, diagramado e revisado. Inscrições e regulamento estão disponíveis na página eletrônica www.cultura.rn.gov.br.
Por Yuno Silva - repórter/Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário