sábado, 7 de julho de 2012

Teleconferência destaca papel do profissional de assistência social




Programa abordou a importância do CapacitaSuas e a formação de uma rede nacional de instituições de ensino
Brasília, 2 – A valorização e a qualificação do profissional que trabalha na área de assistência social foram os temas da teleconferência sobre “Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, transmitida ao vivo pela TV NBR na manhã desta segunda-feira (2). Equipes formadas por profissionais concursados com vínculos estáveis, o Programa Nacional de Capacitação do Suas (CapacitaSuas) e a formação de uma rede nacional de instituições de ensino foram abordados por gestores do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A diretora do Departamento de Gestão do Suas, Simone Albuquerque, ratificou a importância do profissional ser concursado com vínculo estável. Segundo ela, o trabalho nessa área se dá pelo relacionamento entre o profissional e o beneficiário. “As pessoas vítimas da pobreza costumam ser marginalizadas. Quando nos procuram, já estão em um percurso muito grande de sofrimento. É importante que essa pessoa esteja preparada para ajudar.”

O coordenador-geral da Gestão do Trabalho do Suas, José Crus, assinalou que, após ampla discussão formalizou-se a Resolução nº 32/2011 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que traz detalhes sobre técnicas e habilidades desses profissionais. “A resolução traz todos os detalhes e define que os municípios podem utilizar até 60% dos recursos federais para serviços socioassistenciais nos pagamentos de profissionais que atuam nas equipes volantes, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).”
José Crus sugeriu aos gestores o acesso ao kit da gestão do trabalho. São quatro livros que contém todas as orientações e estão disponíveis para download no portal do MDS (www.mds.gov.br).

CapacitaSuas – É um programa com abrangência determinada que tem o objetivo de qualificar os serviços socioassistenciais. “A meta é alcançar 37 mil trabalhadores este ano com o cofinanciamento de R$ 27 milhões do governo federal”, disse José Crus. De acordo com ele, nenhum estado terá menos de 250 vagas e não mais de 2.250 para que todos sejam beneficiados.
As capacitações iniciarão no segundo semestre deste ano com encerramento em 2014. A assessora técnica da Gestão do Trabalho do Suas, Miriam Albuquerque, observou que as metas, as vagas e o público foram definidos na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e que o MDS coordena o CapacitaSuas, mas os estados têm a coordenação regional. “Os recursos serão repassados anualmente, em parcela única, do Fundo Nacional de Assistência Social para os fundos estaduais.”
Chamada pública – Um edital está disponível para que as instituições de ensino possam manifestar interesse em participar e um comitê analisará a capacidade técnica dessas instituições. “Queremos compor uma rede de instituições de ensino para dar unidade nacional”, acrescentou José Crus.
A coordenadora-geral de Apoio ao Controle Social e à Gestão Descentralizada, Ana Maria de Oliveira, disse que serão utilizados referenciais já usados pelo Ministério da Educação (MEC), que já tem uma prática reguladora na seleção dessas instituições. “Por exemplo, a instituição deve ser credenciada há pelo menos quatro anos, já ter passado por uma avaliação do MEC e obtido boa avaliação, além de exercer atividades de extensão nas áreas de assistência social como pesquisas e estudos.”
Ana Maria lembrou que é preciso que as instituições preencham o termo de adesão que está disponível no portal do MDS (www.mds.gov.br/sagi). “O prazo se encerra hoje, mas vamos adicionar um aditivo ao edital para que essa adesão continue aberta ao credenciamento”.

A teleconferência será reapresentada pela NBR na quarta-feira (4), às 8h30, sexta-feira (6), às 17h, e no domingo (8), às 13h. Também está disponível no canal do MDS no Youtube e no site da Empresa Brasil de Comunicação (EBC): www.ebcservicos.ebc.com.br

Adriana Scorza
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa





Nenhum comentário:

Postar um comentário