quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

53 Sites que oferecem cursos online gratuitos para fazer em 2018

Vem saber como adquirir novos conhecimentos sem nenhum investimento financeiro.

Gostaria de se atualizar na carreira ou mudar de área de atuação? Há sites que oferecem cursos online gratuitos. Você não terá desculpas para deixar de lado os estudos.
Estudar sempre é fundamental para se manter no mercado de trabalho cada dia mais competitivo. E não ter condição financeira para investir em um curso já não será mais um problema.
Diversas empresas têm dado oportunidades para quem deseja conquistar mais conhecimento e se especializar em algum segmento profissional. Veja a lista de algumas delas e bons estudos!

Lista de sites que oferecem cursos online gratuitos

1 – Fundação Bradesco

O Bradesco possui a Escola Virtual Fundação Bradesco. A plataforma de ensinodisponibiliza mais de 80 cursos entre totalmente online e semipresenciais de diversas áreas.
A Escola Virtual Bradesco é um dos sites que oferecem cursos online gratuitos para fazer em 2018.
O objetivo é tornar o aluno apto a realizar atividades ligadas a gestão, tecnologia e outras competências.
Os cursos online oferecidos englobam Administração, Aperfeiçoamento e Comportamental, Bando de Dados, Desenvolvimento de Aplicativos, Gestão e Governança, além de Informática.

2 – Fundação Getúlio Vargas

Fundação Getúlio Vargas é outra excelente opção entre os sites que oferecem cursos online gratuitos. Jovens e adultos têm a oportunidade de estudar sem custo algum com o respaldo de uma organização de renome.
Programa de Educação a Distância, FGV Online, incentiva o aprendizado de pessoas de todo o país por meio da internet, TV via satélite, webcasts, entre outros.
Atualmente, você terá à disposição no site cursos nas áreas de Finanças Pessoais e Sustentabilidade.

3 – Veduca

Veduca é um portal de educação que também dispõe de cursos grátis. Com toda a comodidade, você irá estudar Administração, Economia, Finanças, Física, Gestão Empresarial, Inovação e Tecnologia, Pesquisa, Saúde e Sustentabilidade.
Seus cursos são igualmente reconhecidos no mercado de trabalho. Para receber o certificado, é necessário fazer uma avaliação paga.

4 – Senado Federal

Saberes é a Escola Virtual do Senado Federal. São propostas duas diferentes modalidades de aprendizado, com tutoria e sem tutoria.
Todos os cursos são online e de graça. A diferença principal é que os cursos com tutoria são voltados para a capacitação de servidores do Legislativo, órgãos conveniados e cidadão.
Já os cursos sem tutoria são realizados apenas para o cidadão. A relação de cursos atualizada se encontra no site do Senado Federal.

5 – Instituto Tim

TIM Tec também se encontra na lista dos sites que oferecem cursos online gratuitos. O instituto tem como foco os estudos na área tecnológica.
Confira no site a lista completa de cursos de tecnologia.

6 – BM&FBovespa

São oferecidos pelo BM&FBovespa (agora chamado B3) cursos online pagos e de graça.
O B3 tem uma parceria com o portal Veduca. Ele disponibiliza gratuitamente o curso Finanças Pessoais e Investimentos em Ações, com carga horária de 15 horas.
O objetivo do curso é que o cidadão aprenda com a instituição que é especialista no mercado financeiro brasileiro a organizar suas próprias finanças. A abordagem é clara e simples, para que todos possam aprender sem dificuldade.

7 – Hospital Albert Einstein

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein tem em seu site um verdadeiro catálogo de cursos voltados para a área de saúde.
Esses cursos são totalmente online e você não irá pagar nada por eles. Além disso, não é necessário ser da área de saúde para saber um pouco mais sobre aleitamento materno, por exemplo.

8 – SENAR

Portal de Educação a Distância do SENAR conta com 51 cursos de capacitação e atualização de profissionais do campo.
Os trabalhadores rurais recebem as aulas a distância e totalmente gratuitas. Com elas, o que se espera é garantir mais produtividade e conscientização sobre a preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

9 – CIEE

Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE, oferece cursos de capacitação para estudantes que desejam se destacar com um bom currículo.
Os alunos têm o suporte da instituição, referência nacional em apoio à educação.

10 – SENAI

O SENAI é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria e fomenta a educação no segmento.
No site, você encontra o portal do Ensino a Distância. Primeiramente, você irá escolher dentre os cursos grátis disponíveis, que são de iniciação profissional.
São os cursos:
  • Consumo Consciente de Energia
  • Educação Ambiental
  • Empreendedorismo
  • Finanças Pessoais
  • Legislação Trabalhista
  • Lógica de Programação
  • Logística (5´s e almoxarifado)
  • Metrologia
  • Noções Básicas de Mecânica Automobilística
  • Propriedade Intelectual
  • Segurança no Trabalho
  • TI e Comunicação

11 – SEBRAE

SEBRAE tem como missão colaborar com o desenvolvimento do país através da profissionalização. O empreendedor encontra todo tipo de apoio, especialmente no que concerne à educação.
Para propor mais conhecimento aos gestores e profissionais, o SEBRAE disponibiliza 223 cursos gratuitos a distância.

12 – Prime Cursos

Prime Cursos é especializado em cursos online e de graça. O certificado é opcional e mediante uma pequena taxa de R$ 49,90.
Há uma ampla variedade de assuntos de interesse, que vão desde Gastronomia a Curso de Cuidador de Idosos. Certamente você irá encontrar o conteúdo perfeito para a sua carreira.

13 – Buzzero

Buzzero é outra opção dentre os sites que oferecem cursos online gratuitos. Mas, se você se interessar por algum dos cursos pagos, estes também são bastante acessíveis.

14 – eduK

O que acha de aprender tudo sobre a sua área de trabalho? Você conseguirá isso no portal de ensino da eduK.
Os cursos de uma mesma área de atuação saem de graça. Se quiser fazer cursos de outros segmentos e ampliar as oportunidades de trabalho, também pode. Porém nesse caso deverá ser feita a assinatura de R$ 29,90 por mês por um ano.

15 – Learncafe

Com um banco de cursos admirável, o Learncafe tem mais de 2.192 cursos para agregar know-how ao seu currículo.

16 – Intel

Intel entende tudo de tecnologia e deseja repassar esse conteúdo para frente. Você que se interessa pelo assunto deve ficar atento ao site para se inscrever nos cursos gratuitos online que a empresa costuma oferecer.

17 – Porto Gente

Escola Virtual Porto Gente possui cursos para profissionais interessados nas áreas de Transporte e Logística, Comércio, Gestão de Qualidade, Comunicação, Saúde e Segurança e Turismo.
Também propõe o curso Summit 2013 – Discutindo a MP 595.

18 – Facebook

Facebook Blueprint possui um amplo catálogo de cursos na área de marketing. O objetivo é dar ferramentas aos empreendedores para que sejam bem-sucedidos na divulgação nas redes sociais.
Os cursos ensinam desde como criar uma página no Facebook até melhores práticas de marca.

19 – Microsoft

É desenvolvedor? Profissional de TI? Profissional de Banco de Dados? Você encontrará cursos muito úteis na Microsoft Virtual Academy.
O conteúdo foi elaborado por especialistas, e você terá acesso online e gratuito. Os materiais das aulas estão em inglês.

20 – Harvard Online Learning

A mundialmente famosa por seu ensino de excelência Universidade de Harvard possui o programa Harvard Online Learning.
A iniciativa conta com cursos em Finanças, Tecnologia, Ciência, Literatura, Religião, entre outros assuntos.

21 – Unesp Aberta

A Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) é responsável pela Unesp Aberta. O ambiente de ensino disponibiliza cursos totalmente gratuitos.
Os cursos abrangem as áreas de Biológicas, Exatas e Humanas. Além disso, você tem acesso a e-books variados.

22 – HP LIFE

HP Learning Initiative for Entrepreneurs (HP LIFE) é uma iniciativa voltada para o aprendizado de alunos e empreendedores nas áreas de TI (Tecnologia da Informação) e Negócios.
O intuito é contribuir para a expansão de negócios e para o sucesso de pequenas empresas com grande potencial.

23 – SESI

O SESI oferece cursos de Educação a Distância (EaD) de graça. São eles:
  • Administrando o Seu Dinheiro
  • Comunicação Efetiva
  • Comunicação no Foco Organizacional
  • Indústria da Cerâmica Vermelha: Trabalho Seguro e Organizado, EPIs e EPCs
  • Indústria da Madeira: Colheita, Empilhadeiras, Enlonamento e EPIs
  • Indústria de Cal e Calcário: EPIs, EPCs, Movimentação de Cargas e Situações de Emergência
  • Indústria Moveleira: Máquinas, EPIs e EPCs
  • Matemática Básica e Inclusão Digital
  • Prevenção ao Câncer de Pele
  • Qualidade no Atendimento e Postura Profissional
  • Redação Administrativa, Trabalho em Altura e Trabalho em Espaços Confinados

24 – UEMA


A Universidade Estadual do Maranhão possui um programa de cursos online que atendem pessoas interessadas em estudar de todo o mundo.
Os cursos abrangem as áreas de Agronomia, Biologia, Direito, Educação, Engenharia, Filosofia, Geografia, Gestão, Turismo e TI.

25 – Qualifica Mais Brasília

O programa Qualifica Mais Brasília é de iniciativa do governo do estado. Os estudantes e profissionais têm a oportunidade de se qualificar em suas áreas e de prosperar na carreira escolhida.

26 – Coursera

Ao acessar o site Coursera, você se depara com a oferta de cursos bastante variados, que podem ter seu conteúdo nos idiomas português, espanhol e inglês.

27 – Google

A mundialmente famosa empresa Google é responsável pelo programa Google Activate. Seu foco, obviamente, é o aprendizado sobre a era digital.
Embora o portal de ensino esteja em espanhol, pessoas de qualquer localidade poderão fazer os cursos.

28 – OpenupEd

E, ainda falando sobre cursos internacionais, há também o OpenupEd. O aprendizado é feito todo em inglês ou espanhol, dependendo do curso escolhido.

29 – e-Unicamp

e-Unicamp é um portal que tem por finalidade disseminar o conhecimento. Este é mais um dos sites que oferecem cursos online gratuitos como uma oportunidade de aprendizagem de boa qualidade.

30 – Videoaulas UFF

Qualquer pessoa pode acessar o conteúdo do Portal de Videoaulas da Universidade Federal Fluminense (UFF).
São disponibilizados vídeos que abordam temas das disciplinas aplicadas pela instituição de ensino.

31 – EdX Courses


Edx Courses é a oportunidade que estava esperando para adquirir um conhecimento mais amplo de inúmeras áreas. Você consegue descobrir novos interesses e se capacitar em uma nova área de atuação.
Uma outra possibilidade é se atualizar na sua carreira. Novas informações sempre são bem-vindas.

32 – UNA-SUS

UNA-SUS é a Universidade Aberta do SUS, que dispõe de cursos na área de saúde online e gratuitos.
Os servidores públicos podem estudar pela modalidade a distância com toda comodidade e de acordo com sua disponibilidade de tempo.

33 – Uaitec

A Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais possui o portal de ensino Uaitec Lab.
Vale a pena conhecer o grande número de cursos oferecidos desde o segmento de beleza, passando por marketing e chegando a carpintaria.

34 – Sistec

Sistec é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica. Vale conferir a oferta de cursos a distância do portal, que tem por trás de sua estrutura o MEC.

35 – Brasil Mais TI

Os cursos do Brasil Mais TI visam ao crescimento e ao desenvolvimento profissional com foco em tecnologia, idiomas, entre outras áreas.
O projeto tem como apoiadores Softex, Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Governo Federal.

36 – Miríada X

Miríada X reúne cursos de diversas universidades e instituições de ensino estrangeiras.
Da mesma forma que outros já apresentados, é uma opção dentre os sites que oferecem cursos online gratuitos pelo mundo.

37 – Univesp TV

Univesp TV online deixa ao alcance de todos seus cursos a distância. São cursos de Humanas, Exatas e Biológicas.

38 – Seda College

Deseja aprender inglês, espanhol, português e técnicas de persuasão em vendas e marketing digital? Essas são alguns dos conhecimentos que vão alavancar sua carreira e que você encontra no Seda College.

39 – EVESP

A programação da EVESP conta com cursos atrativos para os jovens, com linguagem e temas atuais. Inclusive a própria “cara” do site é personalizável. O estudante pode trocar a skin sempre que quiser.
É muito interessante essa abordagem em sites que oferecem cursos online gratuitos voltados para um público adolescente.

40 – BBC Learning

Já pensou aprender inglês com ninguém menos que a BBC. Pois é, mas você pode sim, através do BBC Learning English.
O método de ensino é o melhor de tudo: você irá aprender inglês com as reportagens da BBC.

41 – Khan Academy

Khan Academy tem cursos nas disciplinas de Matemática (de acordo com o ano escolar ou com o assunto), Ciências e Engenharia, Economia e Finanças e Computação.

42 – ESPM

Instituição respeitada em qualquer currículo, a instituição de ensino ESPM também oferece cursos gratuitos.

43 – Alison

O portal de aprendizado estrangeiro Alison disponibiliza cursos nas áreas de saúde, gestão de empresas, idiomas e muito mais.

44 – Codecademy

Quer aprender programação de forma gratuita e pela internet? A sua escolha pode ser a Codecademy, uma das opções de sites que oferecem cursos online gratuitos de qualidade.

45 – Shaw Academy

Se você ganhou um voucher para fazer um curso ou possui um cupom de desconto, deve inserir no site da Shawn Academy. Alguns conteúdos não saem de graça, exceto nesses casos. Se você é um dos sortudos, ingresse na página para começar o aprendizado.
Mas você também pode acessar o site com frequência em busca de ofertas de cursos grátis. Elas costumam ser por tempo limitado.

46 – Instituto Natura

Instituto Natura oferece cursos de capacitação para professores, gestores de escolas e pais. O intuito é fomentar a boa educação de crianças e jovens da rede pública.

47 – MIT

Massachussets Institute of Technology (MIT) tem um portal que faz parte dos sites que oferecem cursos online gratuitos.

48 – Engeduca

Engeduca disponibiliza alguns de seus cursos sem pagar nada. São: Contraventamentos e Ações em Galpões Industriais, Elaboração de Texto Técnico-Científico, Gestão da Inovação, Segurança e Saúde no Trabalho – Construção Civil e Vigas Mistas Aço/Concreto.

49 – Acessa SP

Precisa melhorar o seu currículo profissional? Consulte o site Acessa SP para descobrir os cursos gratuitos que você pode fazer e concretizar seu objetivo.

50 – Insper

Insper e o Coursera tem uma parceria em prol do ensino acessível para todos.
Você pode estudar de graça e sem sair de casa Introdução ao Marketing Analítico, Capitalismo Consciente e Gestão de Operações.

51 – CPSCEtec


Procurando um curso técnico online do seu interesse? Confira o site do CPSCEtec. São inúmeras capacitações que você pode fazer gratuitamente.

52 – Enap

Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferece uma Escola Virtual pronta para a capacitação de profissionais na área.

53 – Escola do Trabalhador

Escola do Trabalhador, do governo federal, incentiva o aprendizado da população em geral por meio de cursos a distância.
Não encontrou o que gostaria de fazer nos sites que oferecem cursos online gratuitos? O portal pode ter o seu curso ideal.
Compartilhe as dicas!
Por Fernanda Bandeira/viacarreira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário