sábado, 6 de abril de 2019

Salman Khan defende o uso de tecnologias gratuitas para revolucionar a educação

O criador da Khan Academy lembra que, diante de tecnologias como inteligência artificial, grandes parcelas das sociedades precisam se preparar melhor
Salman Khan (Foto: Max Morse/Getty Images)
SALMAN KHAN, CRIADOR DA KHAN ACADEMY, LAMENTA QUE POUCOS SIGAM O CAMINHO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL (FOTO: MAX MORSE/GETTY IMAGES)

A educação no Brasil pode ser melhorada com uso de tecnologia disponível, gratuita e de qualidade, de acordo com criador da Khan Academy, Salman Khan. O empreendedor e educador, mais conhecido como Sal, palestrou na Brazil Conference at MIT and Harvard, em Boston, nesta sexta-feira. A Khan Academy tem conteúdo acessível em 190 países e conta com a Fundação Lemann para traduzir os vídeos de inglês para português.
Em 2012, a Fundação Lemann criou uma parceria com a Khan Academy. As duas instituições fizeram um experimento social na periferia de São Paulo. Financiada pela Fundação Lemann, a Khan Academy ofereceu treinamento de internet para professores e percebeu que a tecnologia na aula e a educação personalizada podem mudar o sistema didático. “Obrigado por essa parceria no Brasil. Estamos fazendo diferença”, disse Khan.
Apesar de oferecer uma opção paralela à educação formal, Khan não acredita que as escolas se tornarão obsoletas (ele espera integrar sua iniciativa ao ensino formal). Para impedir que grande parte da população permaneça com baixa escolaridade e seja afastada do mercado de trabalho por causa do advento de novas tecnologias, Khan defende educação gratuita e implementação de infra-estrutura de acesso à internet.
Essas políticas, aliadas ao uso abrangente de ferramentas como a Khan Academy, deixariam a sociedade mais preparada para lidar com o impacto de novas tecnologias e capaz de trabalhar em frentes de inovação como inteligência artificial, na visão do empreendedor.
Khan também lamentou que pouca gente escolha o caminho do empreendedorismo social e afirmou que o empreendedorismo nas áreas de saúde e educação é o mais necessário para melhorar a sociedade.
Sal Khan criou sua empresa despretensiosamente, como forma de dar aulas particulares para suas primas e irmã. Porém, seus vídeos viralizaram rapidamente -- assim ele criou a Khan Academy. Khan manteve seu modelo de negócio sem fins lucrativos e se baseia em doações.
POR RENATA S. GERALDO, DE BOSTON/ Época Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário