segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Como surgiu o amigo secreto?

Como surgiu o amigo secreto?
Amigo secreto é com certeza uma das brincadeiras que você mais participou na vida. Seja na escola, no clube de xadrez, na academia, no trabalho, na família, enfim, sempre há troca de presentes de amigo secreto. Todo grupo de pessoas do qual participamos tem amigo secreto. Porém, você sabe como esse ritual de final de ano começou? É o que vamos descobrir!

Origem do Amigo Secreto

Infelizmente, não se sabe exatamente qual é a origem do amigo secreto. Porém, alguns pesquisadores afirmam que tudo pode ter começado na Grécia antiga, neste período as pessoas tinham o costume de presentear nomes influentes escolhidos de forma aleatória em datas festivas. Já outros teorizam que tudo começou na verdade no século XVIII quando os povos nórdicos trocavam presentes para celebrar seu pacto com os deuses. Aqui ao trocar os presentes, cada pessoa dizia ‘Que você jamais se esqueça dos Deuses sobre nós’.
Por último ainda existe uma teoria recente que afirma que a origem ocorreu nos Estados Unidos quando operários criaram o esquema para trocar presentes e confraternizar durante o final de ano. O objetivo era fazer com que eles se conhecessem melhor já que nem todos eram amigos uns dos outros, assim o sistema de sorteio foi sugerido. Além disso, devido a grande crise de 1929 que afetou todo o país, não era possível ter dinheiro suficiente para presentar todas as pessoas queridas que cada operário tinha. Lá a brincadeira foi chamada de Secret Santa. O incrível nesta história nem é tanto sua origem, na verdade o surpreendente é o fato que inúmeros países ao redor do mundo realizam a famosa brincadeira.

Como funciona?

Caso você nunca tenha brincado ou não saiba do que estou falando, o Amigo Secreto, Amigo Oculto ou ainda Amigo X é uma brincadeira onde um grupo se reúne e escreve cada um seu próprio nome em uma folha de papel. Depois, todos esses papeis são unidos em uma urna, pote ou o que tiver disponível e cada pessoa tira um nome – só não vale tirar o seu próprio. Então, é marcada uma data onde você deve levar um presente pensando na pessoa em que você tirou.
Existe também uma variação onde você deve comprar um presente neutro que todos os do grupo possam gostar, então você leva esse presente no dia combinado e o sorteio dos nomes acontece ali, assim você compra o presente sem pensar em para quem dará exatamente. Vale lembrar que uma parte importante do Amigo Secreto é definir o valor que deverá ser gasto, isso porque você pode dar um presente de R$60 e ganhar um de R$10, o que torna a brincadeira injusta. Ao definir um valor, todos ficam felizes e satisfeitos já que receberão um presente equivalente ao que dará.

Amigo Secreto Solidário

Essa também é uma brincadeira muito legal e que possui todo o espirito das festas de final de ano. Neste formato você deve comprar um presente simbólico para seu amigo secreto e também um presente para fazer doação. Esta parte depende da entidade escolhida, se o grupo selecionar um orfanato, por exemplo, brinquedos e roupas são opções legais. Se for um asilo municipal, produtos de higiene e alimentos são uma ótima opção. Outra opção legal é escolher um abrigo de animais e comprar ração e medicamentos. Escolha sempre um local bacana para ajudar, assim tornado o momento da troca de presentes muito mais simbólico.
Por Amanda Canabarro/Tricurioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário