sábado, 28 de janeiro de 2023

Para além das telinhas

 


    Vivemos tempos estranhos…já não olhamos nos olhos das pessoas, porque para vê-las, usamos a tela do celular. Sentamos ao lado do outro apenas para teclarmos juntos. Cada um, envolvido em seu próprio espaço, onde um mundo de possibilidades desfila alegremente na palma da mão, em uma realidade paralela, viciante e fugaz.  

    Estamos sós, mas estamos envoltos em uma multidão de pessoas, com as quais temos algum tipo de afinidade. Porém, não podemos alcançá-las. As relações interpessoais são divertidas e líquidas. O que me reporta a Bauman, quando trata da volatilidade do pensamento na modernidade. Não há solidez, densidade ou segurança. Contudo, escorrem por entre as lacunas das nossas vidas e ocupam brevemente espaços que demandam sentimentos e respostas que se perderam nessa confusa dinâmica. 

Que mal há nisso? 

    Certamente, a questão que se impõe diz respeito ao equilíbrio. A diferença entre o remédio e o veneno, é a dose. É fato que a internet nos presenteia continuamente com uma incrível aventura que torna o mundo uma aldeia. Com as escolhas certas, podemos realizar conquistas inimagináveis. Portanto, focar e mergulhar pode ser uma boa escolha, nos mais diversos âmbitos das nossas vidas. 

    Porém, o segredo para tudo funcionar bem, está no ponto de equilíbrio. A tela não pode assumir o protagonismo no nosso cotidiano. A vida real exige presença, ação, experiência, envolvimento…olho no olho, mão na mão, abraços, sorrisos reais, sem filtros, sem produção…apenas a verdade. Precisamos viver as nossas experiências, de verdade. Divertir-se com as fantasias da internet, fazer negócios, aprender, crescer…tudo isso é bacana e deve ser devidamente aproveitado. Mas nada, absolutamente nada, pode substituir a nossa humanidade. Portanto, use sua telinha com discernimento, ela é sua, não o contrário. Você tem o controle. Então, respire fundo, baixe a telinha, levante os olhos e conviva com as pessoas ao seu redor. Desfrute da companhia delas, converse, sorria, receba e expanda energia. A vida real pode ser incrível, se você deixar. As sensações despertadas nas relações verdadeiras são incomparáveis com as virtuais. Assuma o comando e viva de verdade, seja exemplo e desperte nas pessoas o desejo de voltar a conviver. O momento é hoje, o tempo urge, a vida chama…corra e vá ser feliz!  

Aparecida Cunha 


Um comentário: