quinta-feira, 14 de julho de 2011

No Espírito Santo, escola estadual cria sala dos reprovados

VITÓRIA - A Escola Estadual Marcílio Dias, localizada na Barra do Jucu, em Vila Velha, Espírito Santo, criou uma 'sala dos reprovados'. São os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Segundo a Rádio CBN de Vitória, mães de estudantes da sala dos reprovados temem a 'exclusão dos filhos e a possibilidade de que os reprovados sofram algum tipo de pressão da direção da escola'. Para algumas mães, a criação da sala é uma forma de bullying contra esses alunos.
- Todos os alunos lá são tachados como reprovados. Até mesmo os professores e a secretaria os classificam assim. Se você liga para lá e pede alguma informação sobre a turma, eles dizem: 'ah, é da turma dos reprovados'. No meu entender, isso caracteriza uma discriminação e até mesmo bullying por parte da escola - comentou a mãe de um dos estudantes do 1º ano.
- Eu até já pensei em tirar meu filho dessa escola, pedir a transferência, mas é a escola mais próxima de casa. Prefiro acreditar que a escola vai fazer, sim, o remanejamento desta turma - disse.
Pela manhã, estudam na Marcílio Dias 230 alunos da 8ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. E todos os estudantes abordados pela reportagem souberam dizer, com facilidade, as características da chamada "sala dos reprovados".
Dois estudantes de 14 anos disseram o seguinte:
- Eles (a turma dos reprovados) são uns demônios. Todos que reprovaram se juntaram e virou um inferno - disse o adolescente.
- A minha sala é em frente à deles e realmente existe muita bagunça. Eles colocam fogo na lixeira, na cadeira nos professores, amarram cadeiras no ventilador. Coisas desse nível - disparou outra aluna.
A direção da escola foi procurada. Professores, que preferem o sigilo, apresentaram à reportagem as atas de duas reuniões realizadas este ano. Dos 30 pais ou responsáveis aguardados, apenas nove apareceram. A escola disse que a formação de uma classe só de repetentes foi feita por uma espécie de sistema gerencial on-line, e que não foi uma escolha pedagógica. O problema não para por aí: no primeiro trimestre deste ano, somente cinco alunos da sala atingiram a nota média necessária.
Além disso, segundo os professores, a turma tem sérios problemas disciplinares. Nas últimas semanas, alunos da "sala dos reprovados" amarraram cordas no ventilador e nas carteiras e ligaram o equipamento. Há alguns dias, um tubo de cola branca foi espalhado na lousa. As infrações são confirmadas pelos estudantes.
- Tudo que acontece na escola é culpa da minha turma. A gente é sempre discriminado e isso não é legal. A turma realmente não é fácil, tem meninos que aprontam e a culpa acaba recaindo sobre todos. Há alunos de outras salas que vêm, provocam, e a gente acaba ficando com a culpa - destacou uma aluna de 16 anos da 'sala dos reprovados'.
Segundo a consultora educacional e presidente do Centro de Estudos do Bullying Escolar do Distrito Federal, Cléo Fante, o que ocorre na Escola Estadual Marcílio Dias não caracteriza bullying, conforme acusou a mãe de um dos alunos. A especialista diz que, por se tratar de uma relação envolvendo professores, diretores e estudantes, o que se observa ali é um grave caso de rotulagem.
- Isso é uma falta de respeito muito grande contra o grupo. A criação do rótulo dos reprovados configura a criação de um estereótipo, mas isso não é bullying - salientou.
O Ministério Público do Espírito Santo informou que vai analisar os fatos e, caso sejam constatadas irregularidades, tomará todas as medidas legais cabíveis. O MPES informou, ainda, que os pais dos alunos nesta situação devem comparecer à Promotoria de Justiça de Vila Velha para realizar as denúncias.
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) foi ouvida para se posicionar a respeito da existência da "sala dos reprovados" na Escola Estadual Marcílio Dias, em Vila Velha. De acordo com o
superintendente de Educação Antônio Carlos Moraes, o governo desconhecia o problema e vai interferir na situação.
- Não existe nenhuma orientação da Secretaria de Estado da Educação no sentido de reunir os alunos reprovados - disse Moraes.
Moraes garantiu que vai enviar, ainda esta semana, uma equipe pedagógica à Escola Marcílio Dias para avaliar as condições dos alunos, das outras turmas de 1º ano e também do projeto pedagógico. Entre as intervenções possíveis - mas não garantidas - está o desmembramento da "sala dos reprovados".
Plantão | Publicada em 08/07/2011 às 16h14m
CBN Vitória


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/07/08/no-espirito-santo-escola-estadual-cria-sala-dos-reprovados-924864561.asp#ixzz1RbFyEsyV 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações

Nenhum comentário:

Postar um comentário