domingo, 5 de fevereiro de 2017

Revista Direito GV abre chamada para artigos acadêmicos sobre empresas e direitos humanos

A Revista Direito GV, em parceria com a ONU Brasil e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abriu chamada para artigos acadêmicos destinados a uma edição especial que abordará o tema da relação das empresas com os direitos humanos. O prazo para envio dos textos é 30 de abril.

Revista Direito GV abriu chamada para artigos acadêmicos sobre a relação das empresas com os direitos humanos. Foto: EBC

A revista da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) abriu chamada para artigos acadêmicos destinados a uma edição especial que abordará o tema da relação das empresas com os direitos humanos. O prazo para envio dos textos é 30 de abril.
As editoras convidadas para a edição foram Ângela Pires, assessora de direitos humanos da ONU Brasil, Silvia Generali da Costa, professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Flávia Scabin, professora e pesquisadora da Escola de Direito da FGV, FGV-SP. Já a editora-chefe é Catarina Helena Cortada Barbieri, também da FGV-SP.
A publicação da revista ocorre no contexto da visita, em 2015, do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Direitos Humanos, Corporações Transnacionais e outras Empresas, cujo relatório final foi apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em junho deste ano.
A visita teve como objetivo avaliar os esforços para prevenir e responder aos impactos adversos de atividades empresariais no Brasil. O relatório resultou em uma série de recomendações a governos, empresas e organizações da sociedade civil, e pediu mudanças estratégicas visando a garantir a plenitude dos direitos humanos na atuação empresarial.
Os artigos poderão abordar temas como a aplicação dos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos no Brasil, a responsabilidade do Estado no tema, instrumentos empresariais para o controle de impactos em direitos humanos, entre outros.
A submissão de artigos deverá seguir as normas e instruções contidas na Política Editorial da Revista Direito GV e deve ser feita por meio do sistema online ScholarOne Manuscripts, disponível no seguinte endereço:http://bit.ly/2i825dP. Serão aceitos manuscritos inéditos nos idiomas inglês, português e espanhol.
Por ONU BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário