sexta-feira, 7 de abril de 2017

10ª Reunião da Diretoria da Abrasco debate a sustentabilidade


A sustentabilidade da Abrasco foi o ponto principal na pauta da 10ª Reunião da Diretoria Ampliada da Associação, que aconteceu durante os dias 3 e 4 de abril, no Rio de Janeiro. Uma avaliação da conjuntura política do país, o número de associados adimplentes, a composição dos Grupos Temáticos e a realização dos congressos, simpósios e seminários abrasquianos também estiveram no centro do encontro. Para Gastão Wagner, esta foi uma reunião “sobre nós mesmos, sobre a nossa casa” e pontuou o número de resumos submetidos aos dois congressos que a Abrasco está realizando para este ano: 2.800 para o 3º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde e mais de cinco mil para o 10º Congresso Brasileiro de Epidemiologia – “um sinal de vitalidade na saúde coletiva”, comemora Gastão. Ele explica que as reuniões da diretoria da Abrasco são fundamentais por serem um espaço de diálogo, de ação política e de gestão – “Procuramos sempre um acordo, dialogamos, fazemos conjecturas, análises e avaliações, mas sempre propondo ações práticas. Nos reunimos ainda virtualmente, onde fazemos encaminhamentos mais objetivos, de divisão de tarefas, avaliação e correção do que foi decidido. A Abrasco ‘não tem como não ter’ uma gestão colegiada e para ter uma gestão colegiada temos que ter reuniões assim, com quase 16 horas juntos”, comenta Gastão.
Grupos Temáticos
A diretoria avaliou as propostas recebidas para a criação de 3 novos Grupos Temáticos na Abrasco: “Deficiência e Acessibilidade”, “Racismo e Saúde ou Saúde da População Negra” e ainda um GT para a “Violência e Homicídio”. Os proponentes receberão todas as informações sobre a criação e dinâmica de um GT da Abrasco, presentes no Estatuto da Associação. A diretoria da Abrasco vê os GTs como forma importante de participação dos associados, na política de saúde, no Movimento de Reforma Sanitária, a partir das linhas de pesquisa, das especialidades de cada grupo – “Estamos discutindo as dificuldades da diretoria com os GTs, dos GTs com os associados, dos associados com a sociedade, ou seja, se queremos ativar essa instância de participação, de produção de conhecimento, de produção de documentos, isso nos traz uma série de soluções mas traz problemas também. Estamos organizando uma reunião com várias coordenações dos nossos 16 GTs durante o Congresso de Política, mês que vem, em Natal. Além disso, teremos uma edição especial da revista Ensaios & Diálogos em Saúde Coletiva ainda em maio com artigos sobre todos os nossos Grupos Temáticos, Comissões, Comitês e Fóruns”, revela Gastão.
Para a conselheira Anaclaudia Gastal Fassa, da Universidade Federal de Pelotas, a diretoria da Abrasco se ‘reúne’ através de várias maneiras antes de um encontro presencial – “Reuniões via web e muitas mensagens pelo whatsapp, nos ajudam a dar respostas rápidas ao que acontece com problemas de Saúde Pública no país, mas só a reunião presencial acaba sendo uma síntese de tudo isso que a gente vem acumulando. Especialmente nesta reunião de abril, acho que tivemos muita reflexão, muita troca e muita aprendizagem. A diretoria da Abrasco é composta hoje por representantes de diferentes áreas que trazem diferentes perspectivas para os assuntos. E é neste momento de crescimento que definimos vários encaminhamentos. Também avançamos bastante sobre nossa relação com os GTs e tenho a impressão que agora conseguiremos dar um salto de qualidade sobre esta questão. O importante é podermos fazer nossas atividades na diretoria com a independência que precisamos”, conclui Anaclaudia.
Abrascão 2018
Durante a reunião, o presidente da Abrasco confirmou que já fez uma proposta para a Fundação Oswaldo Cruz sobre a realização da 12ª edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2018 – “Propus para a presidente da Fundação, Nísia Trindade, a realização do nosso próximo Abrascão, que deverá acontecer em julho do ano que vem, dentro do campus, aqui em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Pelo simbólico, pelo o que representa a tradição da saúde pública que começa com a vacinação, usando técnicas sanitárias contra a varíola, interferindo na vida da cidade. Queremos retomar este pensar a cidade, em nossa intervenção, pois enfrentamos agora vários problemas de degradação urbana e queremos combinar esta tradição e esta história da saúde pública com a renovação, e com os jovens da Abrasco, por isso pensamos num congresso aqui na Fundação Oswaldo Cruz”, explica Gastão.
Abrasco Livros
A gerente da livraria da Abrasco, Inez Damasceno, apresentou algumas das novas ações para a divulgação e crescimento da Abrasco Livros. Desde janeiro que o facebook, o site da Abrasco, twitter e a newsletter Abrasco Divulga estão sendo pontuados com os temas factuais da Saúde Coletiva através de publicações e autores relacionados, com chamadas diárias – “Estas ações têm reforçado a imagem da livraria como parte atuante das manifestações da Abrasco, em prol da saúde Coletiva e suas discussões. Nossos leitores e seguidores têm respondido através de pedidos pelo e-commerce e compartilham as publicações sugeridas como parte da atuação da Abrasco”, conta Inez. Neste mês de março a Abrasco Livros e a Comunicação conseguiram acordar formalmente a inserção de conteúdo periódico na WebTV da Fiocruz, nos 59 pontos distribuídos por todas as unidades brasileiras da Fundação.
Sob a presidência de Gastão Wagner de Sousa Campos, a reunião contou com a participação dos vice-presidentes Cipriano Maia, Eduardo Faerstein, Eli Iola Gurgel Andrade, Leny Trad, Mário Scheffer, Nilton Pereira Junior, Paulo Amarante e Paulo Góes. Houve ainda a participação dos conselheiros Alcides Miranda, Anaclaudia Fassa, Guilherme Franco Netto, José Ivo Pedrosa, Leonor Pacheco, Glória Teixeira, Marília Louvison e Ronir Raggio. Além do Secretário Executivo Carlos Silva, do Secretário Executivo-adjunto Thiago Barreto, Inez Damasceno, Inês Genoese e Marco Aurélio Pinto, da Secretaria Executiva da Associação. A diretoria da Abrasco se reunirá em Natal, no próximo dia 1º de maio, durante o 3º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.
Por Vilma Reis/Abrasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário