domingo, 24 de março de 2019

Sete dicas para começar a educação financeira das crianças

Consultor indica a idade ideal para começar as mesadas e como ensinar os pequenos sobre corte de gastos
Deixar os pequenos em contato com o dinheiro de forma responsável pode ser crucial para que eles se tornem adultos mais organizados no futuro. A boa notícia é que, como mostra o consultor Gustavo Cerbasi, tocar no assunto com a turminha não nenhum bicho de sete cabeças. Confira os conselhos abaixo:

1. Sem tabu
Dinheiro não é assunto só de gente grande. A responsabilidade, sim, é dos adultos, mas é importante deixar as crianças envolvidas na questão. Deixe-os manipular dinheiro e apresentar o cartão de crédito no caixa. Se isso for proibido, desenvolverão uma relação apaixonada e farão bobagem quando tiverem seus próprios recursos.

2. Ensine-os a valorizar
Chame a atenção dos pequenos para a diferença entre as escolhas. Por que os biscoitos têm preços diferentes? Qual é mais gostoso? Qual é mais saudável? Qual tem mais quantidade? Incite a curiosidade deles e explique que raridade, escassez, qualidade e capricho têm valor.

3. Celebrem mais
Enalteça pequenas e grandes conquistas. Mostre para os filhos que férias, por exemplo, são resultado de economias feitas nos meses anteriores. Em vez de dizer não a um pedido de presente, proponha desafios de cortar gastos (apagar as luzes, por exemplo) e celebre a economia com a compra do que a criança pediu.

4. Não perca a atenção delas
Deixe as ferramentas financeiras para depois. Orçamentos, simulações, investimentos e cálculos são assuntos entediantes, complexos e não ensinam muita coisa além da ganância.

5. Eduque com diversão
Jogos, gincanas e desafios são muito mais provocativos e interessantes para falar sobre dinheiro com crianças do que livros, cartilhas e planilhas. Quanto mais lúdica for a abordagem do assunto, mais eles vão se interessar, no presente e no futuro.

6. Seja exemplo
Pais com finanças organizadas têm mais chances de verem os filhos serem disciplinados também. Deixe claro que isso é fruto de dedicação. Seja teatral ao organizar as contas na frente deles, mostrando que isso faz parte da rotina da família.

7. Negocie sempre
 Não tenha vergonha de pechinchar na frente da turminha. Deixe claro que adultos sempre pedem desconto e orientem-nos a fazer o mesmo quando forem às compras. É importante que eles entendam que o dinheiro vale mais na nossa mão do que na dos outros.

Por  Agência O Globo/ibahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário