segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

O Mundo por um triz.

 

                                                   Foto de Sérgio Souza/pexels.com

    Pois é, hoje todos os meios de comunicação borbulham com as notícias das manifestações em Brasília, e cada notícia, carrega consigo implícita ou explicitamente, a opinião de seu autor. Claro que eu tenho uma opinião formada sobre o assunto, porém, não é minha intenção trazer essa discussão. Até porque, não essa a linha de abordagem que tratamos aqui. A proposta deste blog é proporcionar um espaço de reflexão, curiosidades e notícias edificantes.        

Entretanto, não faz sentido fingir que nada está acontecendo. Portanto, o que proponho é um exercício reflexivo, com vistas a despertar a percepção de que gostando ou não de política, o que está acontecendo lhe afeta, independentemente de sua opinião a respeito. Nesse sentido, seguem abaixo, algumas indagações que considero imprescindíveis: 

  • Você tem consciência de que não é apenas o Brasil que está em crise?  

  • Você já ouviu falar em geopolítica? 

  • Você acredita que o que está acontecendo é simplesmente oposição político-partidária entre direita e esquerda?  

  • Você já procurou ler sobre o que defende ou acredita na opinião de alguém em quem confia? 

  • Esse alguém em quem confia, tem interesses no que defende, ou simplesmente acredita no que fala? 

  • Os discursos que você defende são compatíveis com a realidade? 

  • As suas fontes são confiáveis? 

  • Você realmente acredita no que defende, ou torce por um lado, como um time de futebol? 

  • Você sabe a gravidade da situação de crise, em nível mundial? 

     Bom, proponho que você responda a essas perguntas em seu íntimo. Não precisa discutir com ninguém. Não precisa se defender de nada, não há acusação alguma. Ao contrário, o que trago aqui, é um convite para que cada um compreenda que a situação é bastante grave e já não cabem picuinhas e disputas, alimentadas por competitividade infantil.  

Vale a pena calar, refletir e rezar. Sim, falamos  de política e proponho orações. Não é incompatível. Sabe por quê? Porque tudo o que existe é da competência de Deus. Não importa em nada, se a nação é laica. Deus é Soberano. Não adianta nada separar as coisas e ser profissional e antenado. Deus está em todos os lugares, em todas as situações, e não se engane, Ele está bem atento a toda essa bagunça. E se ela acontece, é porque temos livre arbítrio para tomar as nossas decisões. Mas certamente, cada um, responderá direitinho pelas suas escolhas. 

Pois é, encerro aqui nossa conversa de hoje propondo a cada um, que acorde, entenda que a situação é grave, olhe com firmeza para as suas convicções e entenda que não é uma competição política. E, principalmente, aja de modo a ter a consciência de que não contribuiu para o caos. Afinal, como cada um passará pelo que está por vir, dependerá diretamente do modo como está agindo agora.  

 

Aparecida Cunha  

Nenhum comentário:

Postar um comentário