Sesap divulga boletim epidemiológico DSTs/AIDS e hepatites virais

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através do Programa Estadual DST, AIDS e Hepatites Virais, divulgaram nesta quarta feira (28), o Boletim Epidemiológico 2012, cuja  análise epidemiológica é  relativa aos casos de Hepatites Virais, Aids em Adultos e Crianças, Gestantes infectadas pelo HIV e Crianças Expostas, Sífilis na Gestação, e Sífilis Congênita até dezembro de 2011.
 
As informações epidemiológicas são de importância para a criação de respostas efetivas à epidemia, contribuindo para a efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS) , podendo, portando, ser utilizadas para este fim pelos diferentes setores: públicos, privados e sociedade civil.
 
Hepatites Virais

Na análise epidemiológica foram constatados que  entre os anos de 2005 a 2011, o Rio Grande do Norte teve 3017 (Tabela 01) casos notificados em hepatites virais, sendo 2362 casos confirmados em Hepatite A, 271 confirmados em Hepatite B e 384 em Hepatite C.
 
A hepatite A é a hepatite que possui maior número de casos, ela é causada por meio de água e alimentos contaminados. As crianças menores de 14 anos de idade são as mais acometidas, cerca de 79%.
A hepatite B é transmitida principalmente, por via sexual, com predominância na faixa etária de 20 a 49%.
A hepatite C possui um alto índice de cronificação no estado, cerca de 93% dos casos, onde 42% estão concentrados na faixa etária de 50 a 59 anos
 
AIDS

No Boletim também estão colocados o resultado do trabalho de vigilância epidemiológica da Aids, tornando-se como referência a notificação dos casos confirmados de HIV.
 
De 2000 a 2011 foram diagnosticados 3122 casos de AIDS em adultos no Rio
Grande do Norte.  Destes casos, 67% corresponderam ao sexo masculino e 33% ao sexo feminino, o que revela uma razão média de 02 casos em homens para 01 em mulheres.
 
Na distribuição por faixa etária, os adultos da faixa 25 a 49 anos concentram 74% dos casos Já  os jovens de 13 a 24 anos representam 9% dos casos. No Brasil, esta concentração  na faixa de 40 a 49 anos  é equivalente a 24,8%.
De 2000 a 2011, 826 pessoas morreram  por causa da  Aids no Rio Grande do Norte, sendo 69% homens e 31% mulheres.
 
Dia Mundial de Luta contra a AIDS

No próximo dia 01 de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a SESAP vai realizar uma série de ações como palestras, caminhadas e exposições de vídeo, além de  incentivar os municípios a oferecer  a testagem rápida para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C.
 
A campanha deste ano tem como slogan "Não fique na dúvida, fique sabendo", e tem por objetivo enfatizar e incentivar o diagnóstico precoce do HIV. Com apenas uma gota de sangue colhida na ponta do dedo, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado.

Clique aqui e acesse o Boletim Epidemiológico 2012 na íntegra.
Por Assessoria Sesap


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mergulhador encontra bomba da 2ª Guerra em praia de Fortaleza

II Workshop de Políticas sobre Drogas do Município de Natal : o papel das Secretarias na efetivação do SISMUD

Mundo da Lua’, ‘Castelo Rá-Tim-Bum’… TV Cultura libera programas clássicos no Youtube