quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite?

Muitas pessoas apresentam problemas quando o assunto é ingestão de leite. Algumas pessoas possuem intolerância à lactose, outras, no entanto, possuem alergia à proteína do leite. A seguir vamos falar sobre esses dois problemas, muito confundidos até mesmo pelas pessoas que os possuem.
→ O que é a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose é um problema que se caracteriza pela dificuldade de quebrar a lactose (açúcar do leite). Isso acontece divido à diminuição da ação de uma enzima chamada lactase presente em nosso intestino.
A pessoa que apresenta intolerância à lactose normalmente apresenta vários sintomas intestinais que podem ocorrer logo após a ingestão ou depois de algum tempo. Dentre os sintomas causados pela intolerância à lactose podemos citar diarreia, cólicas, flatulência, barriga estufada e surgimento de gases.
Geralmente a intolerância à lactose ocorre em adultos e idosos, sendo raro o problema em crianças ainda na fase de aleitamento. Nesse caso, o tratamento irá depender dos níveis de tolerância à lactose, não sendo necessário excluir o leite totalmente da dieta.
→ O que é a alergia à proteína do leite de vaca?
A alergia, diferentemente da intolerância à lactose, é um problema relacionado ao sistema imunológico. Nosso corpo reage contra as proteínas encontradas no leite, causando, portanto, reações que vão além do sistema digestório.
Como sinais e sintomas da alergia à proteína do leite podemos citar diarreia, dores abdominais, prisão de ventre, sangue nas fezes, refluxo, urticária e até mesmo problemas respiratórios, como asma e rinite. Os sintomas podem ocorrer logo após a ingestão ou demorar até mesmo dias.
A alergia à proteína do leite geralmente acomete crianças, sendo raramente observada em adultos. Para tratar o doente, nesse caso, é necessário retirar todos os alimentos que possuem leite da sua dieta.
→ Mas afinal, qual é a diferença entre a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca?
De uma maneira bastante simples podemos falar que a alergia é uma reação do sistema imunológico, enquanto a intolerância é uma deficiência da enzima lactase que quebra o açúcar do leite. Enquanto na alergia faz-se necessário a exclusão de leite da dieta, a intolerância irá depender dos níveis de tolerância de cada paciente. Além disso, enquanto a intolerância leva a sintomas no sistema digestório, a alergia pode afetar diferentes sistemas.
Por Ma. Vanessa dos Santos/UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário