quarta-feira, 18 de julho de 2012

UFRN estimula alunos de todos os curso para criação de Empresa Júnior


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conta hoje com 23 empresas juniores funcionando, segundo afirma o professor Marciano Furukava, coordenador de Inovação e Empreendedorismo do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFRN. Essas empresas, disse Furukava, “têm como principal finalidade promover o espírito empreendedor dos alunos, além de aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática do mercado de trabalho”.
O estímulo ao empreendedorismo atende a um dos objetivos do programa estruturante Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Estratégico, do Plano de Gestão 2011/2015, da UFRN, que é fortalecer a interação com a sociedade e os governos.
Esse objetivo está contemplado nas ações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que tem como principal finalidade gerir a política de inovação da UFRN. A Coordenação de Inovação e Empreendedorismo, por sua vez, é o setor responsável pela organização e regulamentação das empresas juniores, que estão presentes em diversos cursos da universidade.
A criação de uma Empresa Júnior deve ser iniciativa exclusiva dos alunos, mas conta com a ajuda de professores dos respectivos departamentos, que fazem a função de tutores do projeto.
Dentre os exemplos de Empresa Júnior estão a ECOSIN - Soluções Ambientais e a ADMConsult. A ECOSIN é uma empresa criada em 2010 pelos alunos do curso de Ecologia da UFRN, que atua como uma Consultoria Ambiental, oferecendo capacitação, treinamento, workshop, licenciamento ambiental, diagnósticos de impactos ambientais e parecer técnico.
O presidente da ECOSIN, Hugo Rafael, explica como os alunos do curso se envolvem com a empresa. “A procura para ingressar na empresa é grande, pois muitos alunos vêm a ECOSIN como uma forma de atuar na área antes mesmo de estar formado, e a dedicação dos membros é bem motivadora”. Atualmente, acrescentou Hugo Rafael, a empresa conta com 17 alunos.
A ADMConsult é a empresa júnior mais antiga do Rio Grande do Norte, tendo sido fundada em 1991. Hoje ela conta com 23 estudantes e tem uma equipe de 17 trainnees. O Departamento de Administração da UFRN, ao qual está ligada, apoia a iniciativa, dando estrutura física e ajuda intelectual, através dos professores. No momento, a ADMConsult atua no mercado norte-rio-grandense em diversas empresas de vários setores da economia.
A presidente da ADMConsult, Adrianne Paula, destaca o apoio dado pela UFRN às empresas juniores que estão inseridas na estrutura do Campus Universitário. “A UFRN entende a importância das empresas juniores para o desenvolvimento dos alunos e dos cursos em que elas estão inseridas. Uma prova disso é a existência da Coordenação de Inovação e Empreendedorismo, que oferece todo o suporte institucional para as mesmas”, afirmou Adrianne.
O professor Marciano Furukava explica como os alunos interessados devem fazer para montar uma empresa júnior. “O aluno deve procurar um professor para ser o seu tutor e apresentar o projeto que pretende virar uma empresa. Em seguida, deve apresentar a documentação necessária”.
Para a criação de uma Empresa Júnior é necessário a apresentação da seguinte documentação: requerimento de registro, ata de fundação da empresa júnior, estatuto, relação dos sócios fundadores, relação da diretoria e do conselho fiscal, certidão de registro, Inscrição Federal, CNPJ e Inscrição Municipal. “Feito isso, a empresa contará com todo o nosso apoio, para obter sucesso no mercado”, afirmou o professor Marciano Furukava.
Veja quadro com as empresas juniores da UFRN, algumas das quais ainda em fase de incubação.

Administração  ADM CONSULT
Ciências e Tecnologia EJECT
Comunicação*
Contábeis - Caicó CAJU
Contábeis - Natal CONTABILI JR
Design*
Direito*
Ecologia ECOSIN
Economia ECONSULT
Enfermagem CURARE
Eng. de Alimentos LUMEN - Consultoria em Engenharia de Alimentos
Eng. de Produção PRODUTIVA JR
Eng. Têxtil CTJ - Consultoria Têxtil Júnior
Eng. de Software 4SOFTJR
Estatística SIGMA CONSULTORIA
Nutrição - FACISA - SANTA CRUZ*
Geofísica*
Geologia GEOLOGUS JR
Letras*
Psicologia APTA CONSULTORIA JR
Publicidade 59 MIL
Turismo - Currais INOVATUR
Turismo - Natal UNIVERSITUR
Zootecnia*
*Empresas em fase de incubação
Por Boletim Diário da UFRN 



Nenhum comentário:

Postar um comentário