UFRN estimula alunos de todos os curso para criação de Empresa Júnior


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conta hoje com 23 empresas juniores funcionando, segundo afirma o professor Marciano Furukava, coordenador de Inovação e Empreendedorismo do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFRN. Essas empresas, disse Furukava, “têm como principal finalidade promover o espírito empreendedor dos alunos, além de aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática do mercado de trabalho”.
O estímulo ao empreendedorismo atende a um dos objetivos do programa estruturante Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Estratégico, do Plano de Gestão 2011/2015, da UFRN, que é fortalecer a interação com a sociedade e os governos.
Esse objetivo está contemplado nas ações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que tem como principal finalidade gerir a política de inovação da UFRN. A Coordenação de Inovação e Empreendedorismo, por sua vez, é o setor responsável pela organização e regulamentação das empresas juniores, que estão presentes em diversos cursos da universidade.
A criação de uma Empresa Júnior deve ser iniciativa exclusiva dos alunos, mas conta com a ajuda de professores dos respectivos departamentos, que fazem a função de tutores do projeto.
Dentre os exemplos de Empresa Júnior estão a ECOSIN - Soluções Ambientais e a ADMConsult. A ECOSIN é uma empresa criada em 2010 pelos alunos do curso de Ecologia da UFRN, que atua como uma Consultoria Ambiental, oferecendo capacitação, treinamento, workshop, licenciamento ambiental, diagnósticos de impactos ambientais e parecer técnico.
O presidente da ECOSIN, Hugo Rafael, explica como os alunos do curso se envolvem com a empresa. “A procura para ingressar na empresa é grande, pois muitos alunos vêm a ECOSIN como uma forma de atuar na área antes mesmo de estar formado, e a dedicação dos membros é bem motivadora”. Atualmente, acrescentou Hugo Rafael, a empresa conta com 17 alunos.
A ADMConsult é a empresa júnior mais antiga do Rio Grande do Norte, tendo sido fundada em 1991. Hoje ela conta com 23 estudantes e tem uma equipe de 17 trainnees. O Departamento de Administração da UFRN, ao qual está ligada, apoia a iniciativa, dando estrutura física e ajuda intelectual, através dos professores. No momento, a ADMConsult atua no mercado norte-rio-grandense em diversas empresas de vários setores da economia.
A presidente da ADMConsult, Adrianne Paula, destaca o apoio dado pela UFRN às empresas juniores que estão inseridas na estrutura do Campus Universitário. “A UFRN entende a importância das empresas juniores para o desenvolvimento dos alunos e dos cursos em que elas estão inseridas. Uma prova disso é a existência da Coordenação de Inovação e Empreendedorismo, que oferece todo o suporte institucional para as mesmas”, afirmou Adrianne.
O professor Marciano Furukava explica como os alunos interessados devem fazer para montar uma empresa júnior. “O aluno deve procurar um professor para ser o seu tutor e apresentar o projeto que pretende virar uma empresa. Em seguida, deve apresentar a documentação necessária”.
Para a criação de uma Empresa Júnior é necessário a apresentação da seguinte documentação: requerimento de registro, ata de fundação da empresa júnior, estatuto, relação dos sócios fundadores, relação da diretoria e do conselho fiscal, certidão de registro, Inscrição Federal, CNPJ e Inscrição Municipal. “Feito isso, a empresa contará com todo o nosso apoio, para obter sucesso no mercado”, afirmou o professor Marciano Furukava.
Veja quadro com as empresas juniores da UFRN, algumas das quais ainda em fase de incubação.

Administração  ADM CONSULT
Ciências e Tecnologia EJECT
Comunicação*
Contábeis - Caicó CAJU
Contábeis - Natal CONTABILI JR
Design*
Direito*
Ecologia ECOSIN
Economia ECONSULT
Enfermagem CURARE
Eng. de Alimentos LUMEN - Consultoria em Engenharia de Alimentos
Eng. de Produção PRODUTIVA JR
Eng. Têxtil CTJ - Consultoria Têxtil Júnior
Eng. de Software 4SOFTJR
Estatística SIGMA CONSULTORIA
Nutrição - FACISA - SANTA CRUZ*
Geofísica*
Geologia GEOLOGUS JR
Letras*
Psicologia APTA CONSULTORIA JR
Publicidade 59 MIL
Turismo - Currais INOVATUR
Turismo - Natal UNIVERSITUR
Zootecnia*
*Empresas em fase de incubação
Por Boletim Diário da UFRN 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mergulhador encontra bomba da 2ª Guerra em praia de Fortaleza

Mundo da Lua’, ‘Castelo Rá-Tim-Bum’… TV Cultura libera programas clássicos no Youtube

Bolsa de couro de pirarucu da Osklen ganha selo de sustentabilidade internacional