terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Morre Zygmunt Bauman, criador do conceito de modernidade líquida

Sociólogo e filósofo polonês tinha 91 anos

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman participa de evento em Turin, na Itália - 17/05/2015
Morreu nesta segunda-feira o educador, sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman. Conhecido como criador do conceito de modernidade líquida, Bauman, 91 anos, faleceu na cidade de Leeds, onde vivia. A notícia foi dada pelo jornalGazeta WyborczaUm dos mais proeminentes intelectuais do século XX, Bauman nasceu na Polônia, em 1925. De origem judia, o sociólogo deixou o país com sua família ainda na infância para fugir da perseguição nazista. Instalou-se na URSS, onde viveu até 1968, após ser expulso do Partido Comunista. Mudou-se para Tel -Aviv e depois para a Inglaterra, onde produziu a maior parte de seus escritos. 
O padrão volátil dos relacionamentos e do consumo era um dos temas caros ao sociólogo, e foi dissecado em livros como Vida para ConsumoTempos Líquidos,A Sociedade IndividualizadaModernidade Líquida, O Mal-Estar da Pós-Modernidade, Amor Líquido e Capitalismo Parasitário são alguns de seus textos que fizeram sucesso pelo mundo.
Editora Zahar é a principal responsável pela obra de Bauman no Brasil. Para janeiro, a casa publicadora já prepara o lançamento de um novo escrito do autor, Estranhos à Nossa Porta, uma reflexão sobre a crise migratória atual. 
Sua obra foi reconhecida com diversos prêmios, entre eles o Príncipe das Asturias de comunicação e humanidades, em 2010.
Por Da Redação/Veja.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário