terça-feira, 4 de fevereiro de 2020
Curiosidades: Ano Bissexto
Acrescenta-se um dia ao mês de fevereiro
Ano bissexto é aquele que possui um dia a mais que os anos normais. Tal diferenciação foi criada em 238 a.C. no Egito, mais especificamente em Alexandria quando acrescentaram um dia a mais no calendário, mas somente foi adotado em 45 a.C., em Roma, através do imperador Júlio César. O objetivo da criação do ano bissexto é alinhar o calendário atualmente utilizado com o ano solar, ou seja, com o movimento de translação, onde a Terra gira em torno do Sol.
Enquanto o calendário atual se finda em 365 dias, o calendário solar termina em 365 dias e 6 horas, o que faz com que haja um desarranjo que necessita de adaptação para funcionar em harmonia. Dessa forma, a cada quatro anos o mês de fevereiro ganha um dia a mais para compensar tal desarranjo.
Para calcular os anos bissextos, utilizam-se tais regras:
- A cada quatro anos há um ano bissexto.
- São bissextos todos os anos múltiplos de 400.
- Não são bissextos os anos múltiplos de 100.
Tais regras básicas determinam que a cada 400 anos existam 97 anos bissextos, porém, apesar de tantas modificações ao longo do tempo ainda existem outros problemas, pois o período que a Terra demora para realizar o movimento de translação pode variar, o que permite pequenas alterações, como por exemplo em 1972, quando o setor responsável pelo estudo do tempo acrescentou um segundo no último dia do ano.
Curiosidade: O termo bissexto foi empregado por causa do acréscimo de um dia no ano, tornando-o com 366 dias, como são dois seis, originou-se o termo bissexto (dois seis).
Por: Gabriela Cabral/Mundo Educação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Diversos estudos apontam que há uma maior prevalência de casos de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em pessoas do sexo masculino do ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário