terça-feira, 8 de novembro de 2011

Catálogo aponta caminhos do ensino de ciências no Brasil

Efetuar o levantamento e a classificação de todos os escritos acadêmicos e didáticos sobre a alfabetização científica no Brasil é um trabalho que vem sendo realizado por pesquisadores do grupo de estudos Formar, ligado à Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas.

A ideia é compor um panorama geral sobre o ensino de ciências no país, com o reconhecimento das linhas teóricas mais trabalhadas, os métodos utilizados para as pesquisas, assim como os resultados alcançados pelos estudos. Com esses dados em mãos, será possível realizar tanto o compartilhamento de projetos bem sucedidos, como reconhecer os focos nos quais uma compreensão das ações pedagógicas deve se intensificar.         

Segundo a professora de Biologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e pesquisadora do Formar, Thaís Gimenez, somente a partir desse tipo de organização é possível desenvolver um aporte técnico para pesquisadores da área, abrindo assim a possibilidade de melhorar a transmissão dos fundamentos da ciência, seja na educação infantil ou no ensino médio. “Não adianta ter um grande número de pesquisas numa área sem reflexões sobre as mesmas. É preciso fazer trabalhos periódicos de análise e balanço da produção científica em um determinado campo, e a partir desses resultados, análises mais específicas dessa produção”, afirma Gimenez.

A procura e a apresentação das informações

Iniciado em meados dos anos 90, o grupo de estudos Formar valeu-se de dados organizados desde 1987, pelo centro de documentação da FE, para elaborar um primeiro catálogo. Nesse produto inicial, lançado em 1998, foram reunidas informações a respeito de 572 teses, dissertações e artigos ligados à difusão escolar da ciência, defendidas entre os anos de 1972 a 1995.

A segunda etapa do projeto está ampliando esses dados, com a introdução dos trabalhos publicados até 2007. Com o aumento da produção ligada ao assunto, estima-se que na nova compilação deverão constar mais de 1500 escritos sobre o ensino de Física, Biologia, Química ou mesmo Educação Ambiental. 

O material irá conter tanto os resumos das pesquisas, como uma classificação das mesmas a partir dos seguintes registros: autor do trabalho, orientador, instituição e unidade de ensino no qual foi produzido, além do ano de sua defesa, o grau de titulação acadêmica do autor, nível escolar a que se direciona o produto (ensino fundamental ou médio), área de conteúdo do currículo escolar e foco temático.

O novo catálogo de pesquisa sobre a educação em ciências no Brasil será lançado ainda no final de 2011.
Por  Fabiano Conte
Revista Eletrônica Com Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário