terça-feira, 16 de maio de 2017

Quem foi Homero?

O famoso historiador grego Heródoto passou a considerar Homero como um dos principais formuladores de toda a mitologia grega

maxresdefault
Homero teria sido um poeta grego a quem é atribuída a autoria de duas grandes obras clássicas da Antiguidade: os poemas épicos A Ilíada e A Odisséia. O problema é que até hoje ainda não foi encontrada nenhuma prova concreta de que ele realmente teria existido. “Dados exatos sobre quem era Homero, onde vivia, em que data compôs os dois poemas são questões em aberto. Talvez tenham sido dois os autores e as obras até podem não ter sido compostas na Grécia”, diz a arqueóloga Elaine Veloso Hirata, da USP. As primeiras referências indiretas ao poeta e citações de seus épicos datam de meados do século 7 a.C., por isso, especula-se que, se ele existiu realmente, deve ter vivido por volta dos séculos 8 ou 9 a.C. Essa hipótese é sustentada pela análise do estilo e do conteúdo das obras homéricas.
Em A Odisséia, por exemplo, há menções a comerciantes fenícios e outros detalhes que levam historiadores a sugerir que sua composição tenha ocorrido por volta do século 9 a.C. Por outro lado, passagens de A Ilíada se referem a táticas militares surgidas só em meados do século 8 a.C. Ou seja, o intervalo entre um épico e outro é grande, mas, teoricamente, ainda seria possível que tivessem sido criados por um único autor. Uma coisa, porém, é certa: a disseminação das obras atribuídas a Homero por boa parte do mundo antigo foi conseqüência do crescimento do comércio de livros no século 5 a.C. e da proliferação de bibliotecas por várias regiões a partir do século seguinte.
Foi nessa época que o famoso historiador grego Heródoto passou a considerar Homero como um dos principais formuladores de toda a mitologia grega. Ele se baseava na existência de mais de 30 poemas em homenagem aos deuses, os Hinos Homéricos, também supostamente compostos pelo poeta, mas cuja autoria exata nunca foi possível determinar. Produzidas ou não por Homero, o fato é que esse conjunto de obras realmente ajudou a definir princípios éticos e padrões de comportamento que nortearam a conduta da sociedade grega por muitos séculos.
Naturalidade disputada
Duas cidades se apresentam como terra natal do autor gregoHá séculos a cidade grega de Khíos disputa com a turca Esmirna a glória de ter sido o local onde teria nascido Homero – cuja hipotética imagem aparece no busto ao lado. Por enquanto a parada parece mais favorável para os turcos. É que detalhes geográficos citados nas obras atribuídas ao poeta indicam que seria mais provável ele ter nascido na região chamada de Jônia na Antiguidade. Essa região hoje é parte do litoral oeste da Turquia, exatamente onde fica localizada Esmirna.

Por Redação Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Postar um comentário