domingo, 24 de fevereiro de 2019

A importância dos livros e da leitura na educação infantil

Confira os benefícios que a prática proporciona ao desenvolvimento das crianças
A importância dos livros e da leitura na educação infantil
Compreender a importância dos livros e da leitura na educação infantil é uma atitude necessária não somente para educadores e instituições de ensino, os responsáveis também devem estar cientes dos benefícios conquistados com a prática da leitura.

Para as crianças, aprender a ler é um momento que marca o início de novas descobertas e possibilidades. Por isso é fundamental que a escola, em conjunto com a família, incentive o hábito da leitura nas crianças desde os primeiros anos escolares. 

Benefícios da leitura para as crianças 


O contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças. A leitura também contribui para melhorias no vocabulário, na fala e no rendimento escolar. Confira outros benefícios da leitura para as crianças:

  1. Estimula a criatividade
  2. Favorece a aquisição de cultura
  3. Melhora a escrita
  4. Incentiva a imaginação
  5. Estimula atitudes éticas, entre outros. 

Como incentivar o hábito da leitura nas crianças


Cabe a instituição ensino propor atividades que incentivem a leitura de forma dinâmica e despertem o interesse e curiosidade dos pequenos. Em casa, os pais também podem incluir na rotina momentos para a leitura em família. Quando os adultos demonstram interesse nos livros, automaticamente as crianças se sentem atraídas para o mundo da leitura.

É importante que ao longo das atividades pedagógicas, os educadores estejam atentos a possíveis problemas de aprendizagem. Caso necessário, os responsáveis podem ser aconselhados a procurar ajuda especializada de psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia, assim como as escolas podem desenvolver programas específicos, com profissionais qualificados, para auxiliar as crianças com transtornos no aprendizado. 
Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva/Educa Mais Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário