quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Turma da Mônica ganha personagem com doença rara



Edu é um menino de nove anos apaixonado por arte e portador da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) (Foto: Divulgação)
Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali estão prestes a receber mais um amigo no bairro do Limoeiro: a partir de março, Edu, um menino com distrofia muscular de Duchenne (DMD), entrará para a turminha. O novo personagem faz parte do projeto editorial “Cada passo importa”, uma parceria da Mauricio de Sousa Produções com a empresa de medicamentos genéticos Sarepta.

Segundo Fábio Ivankovich, diretor-geral da Sarepta, Edu é um menino de 9 anos que convive com uma doença genética rara e “gosta de desenho, arte e tem um cachorro chamado Sapeca”. Os gibis da campanha mostrarão o personagem na escola, onde os coleguinhas o acolherão e entenderão suas dificuldades e necessidades.
O objetivo da projeto é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e promover a inclusão de pessoas com DMD. “A ideia não faria sentido se não fosse a equipe do Mauricio, se a gente não pudesse transformar isso em desenho, de forma lúdica, para sensibilizar crianças, professores e famílias”, afirmou Ivankovich.
Inclusão na Turma da Mônica
Esta não é a primeira vez que a Mauricio de Sousa Produções cria um personagem com algum tipo de deficiência. Nos últimos anos, pelo menos outros três personagens nasceram com o objetivo de trazer mais representatividade para a Turma da Mônica: o cadeirante Luca, a cega Dorinha e a menina Tati, que tem Síndrome de Down.
A missão do projeto editorial “Cada passo importa” é usar os quadrinhos e o personagem Edu para sensibilizar as crianças sobre doenças raras, principalmente a Distrofia Muscular de Duchenne. “Nós estamos colocando o nosso estúdio à disposição para esta campanha, utilizando a Turma da Mônica para espalharmos essa mensagem para a população em geral. Provavelmente, não temos noção de quantas pessoas podem estar passando pelos sintomas e desconhecerem [a doença], então vamos divulgar isso para ajudar”, disse Mauricio de Sousa, em apresentação do projeto à imprensa.
De acordo com o quadrinista, o projeto busca conscientizar sobre a DMD de forma leve e inspiradora. “É uma doença rara, cruel, mas a vida continua. Nós queremos tratar [o assunto] de uma forma otimista, levar uma mensagem de carinho, esperança e mostrar que a vida pode ser vivida de qualquer maneira, com segurança, carinho e atenção”, completou.
O que é a Distrofia Muscular de Duchenne
A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença degenerativa rara que leva à perda muscular progressiva. Ela faz com que a pessoa, pouco a pouco, deixe de realizar atividades simples de forma independente.
A doença é causada por uma mutação no gene responsável pela produção da distrofina, uma proteína que ajuda na manutenção da integridade dos músculos. Os primeiros sinais da doença costumam aparecer por volta dos 2 ou 3 anos, quando a criança passa a demonstrar atraso para andar ou falar, fraqueza muscular, dificuldade para correr, pular ou se levantar do chão. A hipertrofia das panturrilhas também é um sinal clínico comum.
A evolução da DMD é rápida e, se a doença não for diagnosticada de forma precoce, pode levar ao falecimento do paciente na adolescência ou no início da vida adulta. Ainda não existe cura, mas tratamentos com corticoide já são capazes de retardar o avanço da distrofia.
*Com supervisão de Isabela Moreira./Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário