quinta-feira, 27 de junho de 2019

II Workshop de Políticas sobre Drogas do Município de Natal : o papel das Secretarias na efetivação do SISMUD


Nos dias 26 e 27 de junho as 09 Secretarias Municipais que compõem o Sistema Municipal de Políticas sobre Drogas - SISMUD, realizaram o II Workshop na perspectiva de fortalecimento da rede de serviços por meio da capacitação de seus servidores para que sejam multiplicadores em seus serviços. A ideia é tirar o Plano do papel e discutir com os principais atores para a sua efetivação, quais  estratégias utilizar para enfrentar um problema de extrema complexidade, cuja incidência é multifatorial e não pode ser trabalhada por uma única política, mas pela intersetorialidade que vem fazendo a diferença no Município de Natal.
Além de fazer parte da elaboração do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas e trabalhar efetivamente para a organização do evento, mediei em parceria com Jacqueline Pacheco, a oficina "Prevenção com Base na Escola" discutindo e planejando com o grupo, estratégias de enfrentamento com base na ciência.
Apresentamos os tipos de prevenção, quais sejam: prevenção seletiva, indicada e universal, discutimos os fatores de risco para o uso abusivo de drogas e identificamos os fatores de proteção que podemos utilizar para minimizar as vulnerabilidades. Ou seja, discutimos rede de serviços, fluxos e alternativas viáveis para encontrar respostas mais precisas para os profissionais que anseiam por soluções para as dificuldades encontradas no cotidiano escolar, assim como nos projetos sociais desenvolvidos por várias Secretarias Municipais. .
O grande diferencial do sistema é o Comitê Técnico- COTEC responsável por fazer acontecer a política no Município, cuja composição é predominantemente de servidores, o que assegura estabilidade aos processos de trabalho. 
Certamente ainda temos muito a percorrer para alcançar o que pretendemos, mas é gratificante ser parte de um grupo em que prevalece o esforço de servidores de carreira, que vestem a camisa e lutam para fazer a diferença. Acreditar que um mais um é sempre mais que dois e que para além das dificuldades existe um exército se capacitando, se encontrando, reencontrando, descobrindo e redescobrindo, quebrando barreiras e enfrentando as consequências negativas que o uso abusivo de drogas causa nos indivíduos e na sociedade como um todo. 
Aparecida Cunha  

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário