quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Mães estão aderindo cada vez mais à opção de trabalhar em home-office

O trabalho home-office trouxe a comodidade para a mulher ser mãe e profissional sem sair de casa. (Arquivo Blasting News)
O trabalho home-office trouxe a comodidade para a mulher ser mãe e profissional sem sair de casa. (Arquivo Blasting News)

Trabalhar de casa virou tendência forte entre as mães após a licença-maternidade.

Hoje em dia o trabalho em home-office tem sido uma opção muito procurada, principalmente por mães, devido à comodidade de poder trabalhar em casa. Afinal, o retorno da licença-maternidade não é uma tarefa fácil para elas. A rotina afetiva criada durante meses com o bebê, de repente é rompida pela necessidade de ter que voltar ao emprego. Sendo assim, o home-office se tornou uma forma de poder continuar sendo uma mãe presente, sem abrir mão da carreira. Saber conciliar os dois pontos é importante, foi o que constatou a pesquisa da rede social Linkedin, feita em 13 países, incluindo o Brasil, onde mostrou que 63% das mulheres definiram que o sucesso na carreira é tão importante quanto o sucesso na vida pessoal.

O que é trabalho home-office?

Este termo significa “escritório em casa”, e a procura por este serviço se tornou muito maior depois que foi aprovado, pela Nova Lei Trabalhista n.º 13.13467, no dia 13 de julho de 2017. Isto porque, com a regulamentação desse modelo de trabalho, trouxe mais segurança para empregadores e empregados. Apesar da procura ser grande, aqui no Brasil apenas 15% das empresas adotaram o sistema. O trabalho home-office pode ser classificado em 3 modalidades, como o teletrabalho (sendo funcionário da empresa), freelancer (trabalhando por projetos avulsos) e home based (tem sua sede em uma residência).

Algumas opções de trabalho home-office mais escolhidas por mães

Secretária Remota ou Assistente Virtual:
Esta foi uma das opções que mais cresceu no Brasil, durante os últimos 2 anos. O trabalho envolve rotinas administrativas, financeiras, organização de arquivos dentre outras, dependendo da necessidade da empresa. Para iniciar, a pessoa vai precisar além das habilidades, um computador, acesso à internet e um telefone.
Loja online:
Uma forma muito prática, para quem tem o dom e gosta de trabalhar com vendas. Se já tem experiência de trabalhar como revendedora de produtos, melhor ainda. O próximo passo é criar um site para oferecer os produtos. A vantagem é grande, por não gastar com ponto comercial, água, luz, telefone nem funcionários. Além de trabalhar pelo computador, tem a opção prática do smartphone.
Consultora:
O serviço pode ser oferecido online, seja na área de finanças, imobiliário, negócios, culinária, marketing, beleza e tantas outras disponíveis de acordo com o conhecimento de quem vai atuar.
Atuando como consultora, ela poderá diagnosticar problemas e ajudar a empresa a alcançar seus objetivos específicos, trabalhando online no conforto do lar.
Tradutora:
É preciso ter o domínio tanto da língua estrangeira escolhida quanto da língua portuguesa. A pessoa pode trabalhar tanto na escrita (livros, textos e documentos), quanto na oral (tradução simultânea, em eventos, congressos, etc). No caso das mães, a opção escrita é a mais escolhida, por poder trabalhar em casa.
Revisora de textos ou redatoras:
O pré-requisito principal é dominar bem a língua portuguesa para atuar com sucesso nesta área.
Existem várias plataformas que contratam pessoas para trabalharem revisando ou escrevendo textos para blogs, sites, editoras, autores, revistas, etc.
Professora particular:
Muitas professoras, quando se tornam mães, optam por continuar ensinando pessoas em casa. A diferença agora é que elas podem dar essas aulas online, através de plataformas como o Google Helpout.
Coaching
Existem coaching para diversos fins, como vida, carreira, nutrição, esportivo, executivo e outros. Hoje são oferecidos vários cursos de capacitação para se atuar na área. Tendo a formação correta, pode fazer o atendimento a clientes pessoalmente ou online também.
Por Daniele Pereira Lima/blastingnews



Nenhum comentário:

Postar um comentário