quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Covid e H3N2: como lidar com os extremos entre os cuidados necessários e o pânico generalizado?

 



Mais uma vez, justamente quando começamos a baixar a guarda, nos deparamos com o surto de gripe, que aliada com a Covid 19, parece despertar uma série de emoções que lutamos para controlar há um bom tempo. O que parece ser um ciclo sem fim nos indica certos posicionamentos que precisamos considerar. 

Afinal, comportamentos extremos não ajudam em nada. Equilíbrio é tudo.  

Cuidar da saúde é uma atitude que deve ser prioridade em nossas vidas. Até porque todos os nossos planos dependem diretamente da condição física para colocá-los em prática. Ainda que possamos fazer as adequações necessárias às nossas limitações, sejam elas provisórias ou permanentes. Portanto, o autocuidado entra em cena como o grande trunfo do momento.  

Um detalhe fundamental que muitas vezes esquecemos, é que não podemos pensar em autocuidado, sem olhar com atenção para a nossa saúde mental. Nesse sentido, alimentar o medo e deixar que ele assuma a condução de nossas vidas, vai de encontro a tudo o que se preconiza na busca de uma mente saudável. 

Por essa razão, precisamos buscar o equilíbrio e encontrar meios para passar por mais essa crise sem nos deixar abater. Cuidar do corpo e da mente, evitar excessos, relaxar, tomar bastante água, alimentar-se bem, e, principalmente, viver um dia de cada vez, com intensidade e fé. 

Só nos alcança aquilo que permitimos ou que precisamos. Que a felicidade seja uma conquista cotidiana, para além de todas as ameaças, porque isso nós podemos fazer! 

Aparecida Cunha  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário