terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Multissaberes como ferramenta essencial para uma consultoria de excelência.

 

Na atualidade o mercado de trabalho se apresenta cada vez mais desafiador, de modo que a qualificação e inovação representam elementos essenciais para encontrar alternativas viáveis de atuação. Nesse contexto, a oferta de serviços tem apresentado um crescimento considerável nos mais diversos nichos de atuação. 

Um dos ramos de oferta de serviços que tem se destacado é a consultoria empresarial, que tem conquistado um importante espaço na medida em que presta um serviço de extrema relevância, aumentando de modo incontestável a qualidade da gestão em todos os níveis. 

   Compreender que todo sujeito tem um sistema que contextualiza suas relações, decisões e engajamentos, traz à tona a necessária atenção com a temática da humanização nos processos de trabalho. Contudo, tal aspecto nem sempre é considerado, o que resulta em planejamentos bem elaborados, contudo, com baixo alcance de metas. 

Nesse sentido, é essencial realinhar o entendimento sobre consultoria, por meio de uma análise crítica, ratificando que não há viabilidade em organizar consultorias empresariais sem considerar o sujeito que executará o que for planejado. Até porque, podemos chegar à Lua e alcançar as tecnologias mais espetaculares, contudo, sem participação efetiva do ser humano, todas as incríveis invenções não passam de máquinas inanimadas. Portanto, não adianta pensar a empresa sem pensar o sujeito que faz a empresa acontecer. De modo que uma formação voltada para a compreensão das relações interpessoais faz a diferença para o entendimento do ser integral, sem o qual o serviço não acontece. 

É essencial considerar que por mais embasado que seja um planejamento, seu alcance e efetividade serão proporcionais a apreensão de sua proposta pelas pessoas que deverão executar as ações planejadas. Afinal, como bem diz Anthony Robbins: “Para nos comunicarmos efetivamente, devemos compreender que somos todos diferentes na maneira como vemos o mundo, e usar este entendimento como guia para nossa comunicação com os outros.”  

Nesse sentido, se não há por parte do consultor, um esforço em alinhar todos os envolvidos nos processos de trabalho, a desarticulação será um impedimento para a efetiva execução das metas pactuadas.  

Nas palavras de Platão: “O mais radical processo para acabar com qualquer espécie de discurso é isolar cada coisa do seu conjunto, pois o discurso só nos surge pronto pelo entrelaçamento recíproco das partes.” 

Afinal, alcançar o público com o qual o profissional pretende fazer mudanças, passa pela capacidade de conquistar o outro e fazer com que ele apreenda as ideias apresentadas e, principalmente, que acredite e deseje fazer parte do mesmo ideal.    

A linguagem só produz sua magia quando partilhada entre falante e ouvinte. E essa é a chave para que se realize o milagre de recriar sua ideia no cérebro de outras pessoas. Você só pode usar as ferramentas que sua plateia tem acesso. Se usar apenas sua linguagem, seus conceitos, seus pressupostos e seus valores, não terá sucesso. Então, em vez disso, utilize os deles. Só a partir dessa base comum os ouvintes podem começar a construir a sua ideia na mente deles. (Anderson, Chris). 

 

Nesse sentido, é essencial que o consultor desperte, conquiste e traga para o seu lado, os profissionais que tirarão os planos do papel e farão o sonho acontecer. Sem a participação efetiva deles, teremos uma lacuna que implica em uma baixa resposta do serviço, indicando que o custo do produto, corre o risco de não ser proporcional ao resultado, uma vez que não apresenta consistência a médio prazo. Ou seja, após o período de consultoria, tudo volta a acontecer como antes. Uma consequência da falta de engajamento de grande parte dos funcionários envolvidos no processo. 

O que se pretende com esse artigo é trazer a provocação necessária para reforçar que existem particularidades em consultorias que requerem formações específicas, contudo, é essencial um aprofundamento na área de humanas, por parte de pelo menos um membro da equipe de consultores, tendo em vista obter a atenção integral que uma consultoria necessita. Afinal, independentemente da área de atuação, serão pessoas que irão colocar em prática. De modo que é imprescindível que o serviço tenha um olhar especialmente voltado às relações Interpessoais que permeiam o processo.  

Encerrando essa breve análise que provoca novas considerações, reforço a ideia do clássico, A Arte da Guerra, ao lembrar que:  

O sucesso de uma empresa, assim como o sucesso militar, depende de quatro condições, de acordo com Sun Tzu: objetivo comum, reação ao ambiente, liderança capaz e fluxo de informação eficiente. 

Para tanto, muito há que se fazer, no sentido de despertar novos olhares no ramo da consultoria empresarial. Que esse trabalho possa incitar tais reflexões e provocar percursos mais humanizados e eficientes. 

Aparecida Cunha 


Nenhum comentário:

Postar um comentário