quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Sistemas de Informação: um mundo de possibilidades para além da notificação correta.

 

Foto da Matthew Henry do Burst

Nas mais diversas áreas de planejamento, os sistemas de informação são grandes aliados, que possibilitam visualizar o panorama da realidade na qual se pretende intervir. Contudo, embora o mundo virtual seja uma realidade nos dias atuais, ainda nos deparamos com muita resistência por parte das pessoas que compõem a rede de serviços. Seja por dificuldades em compreender o sistema; seja pelo fato de que alguns serviços têm mais de um sistema, confundindo o entendimento do usuário; seja pela dificuldade de acesso à internet (no caso de serviços públicos em municípios pequenos); ou ainda, pela sobrecarga e trabalho, que torna impossível ao profissional da ponta, dar conta de todas as demandas que lhes são impostas. 

Nesse sentido, sistemas pensados para dar uma cobertura completa, com infinitas possiblidades, naufragam, com dados incorretos, insuficientes e subaproveitados. 

É nesse cenário que as equipes de coordenação, que planejam e monitoram os serviços, compreendem a necessidade de aprimorar a inserção dos dados e trabalham continuamente com capacitações e treinamentos, visando reverter o quadro citado.    

Naturalmente, essa é a decisão correta, até porque capacitação continuada é essencial para a constante atualização dos profissionais, na busca de oferecer um serviço de excelência. 

Entretanto, podemos observar na prática, que ficamos tão envolvidos na etapa de garantir as inserções de dados, que não conseguimos avançar tanto quanto poderíamos, na comunicação e apropriação da informação. 

Sabemos que um dado, sem a interpretação devida, não tem valor para nenhum tipo de estudo e/ou planejamento. Ele só passa a ter sentido quando analisado e a partir de então, se transforma em informação. Aí sim, abre-se um mundo de possibilidades para que uma dada realidade seja compreendida e passível de intervenção de acordo com as necessidades identificadas.     

Penso que perceber o meio termo e manter o equilíbrio entre as duas ações é essencial. Uma vez que assegurar a inserção de dados corretos e em tempo hábil é fundamental, entretanto, se não deixarmos um tempo em nossa agenda para trabalhar esses dados e intervir a partir do que for identificado, nosso esforço não terá sentido algum. Afinal, a inserção correta de dados é um instrumento para atingir o objetivo de conhecer determinada realidade, não é fim em si mesma. 

Fica então o desafio para avançar e aproveitar as potencialidades dos sistemas de informação: que tipo de informação você pretende tirar desses dados? É possível trabalhar simultaneamente a capacitação continuada e a análise dos dados?  

Claro que sim! Basta definir um cronograma de trabalho que contemple os dois processos e verá que eles se complementam e retroalimentam, contribuindo para a estabilidade dos processos de trabalho. Não permita que a inércia de alguns paralise as inúmeras possibilidades de atuação que você pode provocar. Ouse, faça a diferença e mude o cenário ao seu redor para melhor. É sempre possível avançar para além das dificuldades cotidianas e deixar a sua marca por onde passar. A bola é sua! 

Aparecida Cunha  

Nenhum comentário:

Postar um comentário