sábado, 23 de julho de 2022

A SÍNDROME QUE FAZ PESSOAS ACREDITAREM QUE PARENTES FORAM SUBSTITUÍDOS POR SÓSIAS

 

Cena do filme Mom and Dad (2017) - Divulgação/Imagens Momentum

Lançado em 2017, o filme Mom and Dad narra a ficcional saga de dois jovens que passam por um episódio inacreditável: durante 24 horas, o pai e a mãe tentam matar os próprios filhos, pois acreditam que eles são impostores.

Estrelado por Nicolas Cage, o filme não apresenta um caso isolado. Trata-se de uma histeria em massa faz com que inúmeros casais tentem fazer o mesmo com os familiares. Embora a história não seja real, uma síndrome muito bem documentada faz com que pessoas acreditem que estão dividindo o teto com impostores.

Imagem meramente ilustrativa / Crédito: Divulgação/Pixabay

Imagem meramente ilustrativa de mulher se olhando no espelho / Crédito: Divulgação/Pixabay

Origem de tudo

Fotografia do psiquiatra Joseph Capgras / Crédito: Domínio Público

Por dentro do cérebro

Atualmente, uma das teorias mais aceitas para o desenvolvimento da Síndrome de Capgras, de acordo com o neuropsicólogo, é “a ruptura de vias que conectam o lobo frontal a outras áreas cerebrais corticais e subcorticais”. Tal ruptura, por sua vez, seria causada pela “presença de HSB em regiões cerebrais profundas”.

Imagem meramente ilustrativa de homem com máscara / Crédito: Divulgação/Pixabay

"Estudos apontam que o tratamento cognitivo para pacientes já é possível ser realizado, não como cura total da doença, mas uma inibição do agravante dela perante aos neurotransmissores e mantendo a cognição das pessoas ativas", finaliza Fabiano.

Por PAMELA MALVA /Aventuras na História/UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário