sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Cultura de Coaching x Cultura tradicional do direcionamento nas empresas!

Muitos responsáveis pelo RH reclamam da liderança, os líderes reclamam de suas equipes, as esquipes reclamam dos processos e regras e de seus gestores e assim passam os dias e nada muda.
Muitas vezes o líder tenta auxiliar, motivar mas acaba batendo sempre na mesma tecla, sendo apenas Gestor, ou seja, fala de metas e bonificações, não desenvolve a criatividade, a autonomia e a capacidade sendo que o liderado precisa se sentir responsável por um algo mais, sentir-se no caminho de uma mudança comportamental, perceber que o líder confia em suas habilidades e etc.
Se você não entende de comportamento, não saberá lidar com ninguém, pesquisas trazem que o líder precisa de 80% de suas competências, relacionais e hoje como o líder desenvolve a equipe sem falar de processos, metas e dizer como deve ser feito?
Portanto como atingir um alto nível de engajamento e produtividade na empresa? Vou trazer alguns benefícios do Coaching em relação a instrução do funcionário pelo gerente.
O benefício número um é com certeza Maior Desempenho e Produtividade!
O processo de Coaching coloca em ação o que as pessoas e equipes têm de melhor, algo que jamais a instrução, o direcionamento conseguirá despertar e muito menos manter.
O Coaching leva também a uma Melhor Aprendizagem.
O Coaching contribui para aprendizado acelerado, sem perda de tempo. O prazer e a retenção são mais significativos. Seria importante, ter uma melhor aprendizagem e maior aproveitamento do tempo?
Relacionamento Melhores, tem conflitos na empresa?
Apenas o fato de você perguntar mais que direcionar já valoriza mais a pessoa e a sua resposta.
Quando você diz o que precisa ser feito, não há uma troca de informações.
Uma simples pergunta como, O que você valoriza mais nesse projeto? Já levará ele a parar para pensar pois raramente perguntam...
Outro ponto de extrema importante é Mais Tempo para o Gerente.
Os funcionários que são treinados, que acolhem a responsabilidade, não tem que ser perseguidos, vigiados, liberandos os gestores para desempenhar com mais qualidade suas reais funções, não precisando focar no operacional e outros pontos de menor importância.
Ideias Criativas!
O ambiente de Coaching propicia mais sugestões criativas de todos da equipe, sem ridicularizar nenhuma pessoa e uma ideia criativa costuma desencadear outras que levam a solução de muitos problemas e a inovação.
Melhor Uso das habilidades e recursos.
Nós somos cheios de recursos e muitas vezes com a postura tradicional de direcionar o gerente não acaba enxergando e desenvolvendo todas as habilidades ocultas e após o Coaching, com a mudança da postura começa a descobrir talentos não declarados na equipe.
Funcionários mais motivados e não pela questão financeira!
A cenoura e o bastão perderam o sentido, e hoje as pessoas se motivam porque querem, por um propósito maior e não porque precisam. O Coaching ajuda e muito as pessoas a descobrirem sua motivação, pois ela é interna e pessoal.
Mudança de Cultura.
Os princípios do Coaching sustentam um estilo de gestão da cultura de alto desempenho a que tantos lideres empresarias aspiram. Investir em uma cultura de desenvolvimento faz com que toda a corporação tenha melhores resultados.
Poderia trazer muitos benefícios e resultados obtidos através do Coaching, são extraordinariamente positivos.
Porque mostram que fatores mentais e emocionais são de primordial importância, o Coaching valoriza as pessoas e capacidade de gerir a si próprio. Enquanto os gestores buscarem só desenvolver suas habilidades técnicas, não terá um bom resultado e não será um verdadeiro líder para sua equipe!
“No futuro, as pessoas que não forem Coaches não serão promovidas. Gestores que forem Coaches serão a regra.”
Jack Welch
Por Bruno Ferreira/Administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário