segunda-feira, 30 de julho de 2012

Conselho de Psicologia comemora em agosto os 50 anos da profissão


Ações visam a dar visibilidade para a área, afirma Vera
O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul está preparando uma de série ações para comemorar os 50 anos da regulamentação da profissão no País. Nos dias 24, 25 e 27 de agosto será realizada uma mostra na Casa de Cultura Mario Quintana que reunirá trabalhos de artistas que descrevem as práticas da profissão. “A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade para a área. A Psicologia foi por muito tempo considerada uma prática particular. Hoje, ela já faz parte de diversos trabalhos multidisciplinares”, afirma Vera Lúcia Pasini, presidente do conselho.
Segundo ela, nestas cinco décadas, os modos de viver alteraram-se, produzindo mudanças na sociedade em relação à Psicologia, que é cada vez mais convocada a dar respostas sobre a diversidade de questões que configuram os atributos da vida cotidiana. Após 50 anos da Lei 4.119, que regulamentou a profissão no dia 27 de agosto de 1962, o Brasil possui o maior número de psicólogos ativos no mundo, com 216 mil pessoas em trabalhando. Somente no Estado, são 15.394 profissionais. De acordo com Vera, a cada semestre, 500 novos psicólogos entram no mercado. “Uma curiosidade é que 91% da categoria é do sexo feminino. Estamos realizando uma pesquisa para saber melhor sobre o perfil desta mulher psicóloga”, relata. As atividades artísticas também acontecerão nos municípios de Caixas do Sul, Pelotas e Santa Maria.
A programação completa está no site www.crprs.org.br/mostraregional. Já no âmbito nacional, será realizada em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, a 2ª Mostra de Práticas de Psicologia. Conforme o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona, o evento será um momento de encontro entre os psicólogos, marcado pela troca de experiências. Nos três dias da mostra serão apresentados mais de cinco mil trabalhos da área.
Por Jornal do Comércio/Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário