quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Como o Transtorno Opositor Desafiador afeta o desenvolvimento do autista

 

O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é uma condição bastante comum na infância e pode ser uma comorbidade associada ao autismo. Sendo assim, as duas condições podem aparecer ao mesmo tempo na pessoa.

O TOD afeta muito o comportamento da criança ou do adolescente com autismo e isso pode comprometer o seu desenvolvimento.

É comum que as pessoas com TOD fiquem mais irritadas, apresentem padrões persistentes de comportamentos negativistas, sejam mais desobedientes e desafiem as regras e os pais com frequência.

Tanto o TOD quanto o autismo podem causar comportamentos inadequados em relação a si mesmos ou às outras pessoas. É possível que as crianças diagnosticadas com qualquer um dos transtornos (ou ambos) sintam dificuldade para se adaptar aos ambientes e fazer amizades.

Por isso, quando ambos os transtornos se manifestam, a interação social da criança torna-se ainda mais difícil.

Causas do TOD

Não há uma causa conhecida para o TOD. Os especialistas acreditam que pode ser uma combinação de fatores hereditários e ambientais. Conviver em um ambiente familiar conturbado e ambíguo pode contribuir para o surgimento do Transtorno.

Há casos em que existe uma disposição ou temperamento natural de uma criança por questões genéticas e também problemas com os pais que podem envolver falta de supervisão, pouca ou muita disciplina ou negligência.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de TOD costumam surgir quando a criança tem entre 6 a 8 anos de idade. A criança adota uma postura de teimosia frequente, além de hostilidade e lado desafiador. Esses comportamentos podem comprometer as intervenções precoces como ABA, por exemplo.

É muito importante realizar um diagnóstico o quanto antes para começar as intervenções precoces. Ações para controlar os sintomas são fundamentais para aumentar a qualidade de vida da pessoa com TOD e autismo e melhorar seu comportamento. Além de prevenir que o quadro evolua para um Transtorno de Conduta.

Uma criança autista e opositora, por exemplo, pode demorar a receber o diagnóstico de ambos os transtornos. E assim, leva mais tempo para começar as terapêuticas adequadas que o ajudam a desenvolver suas habilidades sociais.

Alguns sinais incluem:

  • Teimosia exagerada;
  • Resistência a cumprir com as regras e combinados;
  • A criança incomoda e perturba as pessoas de forma proposital;
  • São hostis e irritados;
  • São desobedientes;
  • Podem agredir verbalmente familiares;
  • Responsabiliza os outros por seus erros ou mau comportamento;
  • É comum que se aborreça sem motivos;
  • Apresentam surtos de raiva e tendência vingativa.

O que pode ser feito?

Após a confirmação do duplo diagnóstico, é importante que os pais e cuidadores sigam as instruções dos especialistas consultados como neurologista ou psiquiatra infantil. Esses profissionais estão preparados para perceber os sintomas e indicar o melhor tratamento.

O tratamento pode incluir psicoterapia para melhorar as habilidades de resolução de problemas, de comunicação e controle de impulso. Também poderá ser prescrita alguma medicaçãopara regular as emoções da criança ou jovem.

Consequências sem intervenções adequadas

As crianças e adolescentes com transtorno desafiador de oposição e também com autismo podem ter problemas familiares, nos relacionamentos e na escola, caso não recebam um tratamento/apoio adequado.

Sabe-se que as crianças com TOD e autismo podem ter dificuldade em fazer e manter os amigos e os relacionamentos de forma geral. Além disso, pode afetar o seu desempenho escolar e aprendizagem.

Em alguns casos, o diagnóstico de TOD pode se agravar até desenvolver um transtorno de conduta, que é um quadro mais grave de transtorno de comportamento.

Nesses casos, apresentam comportamentos ainda mais agressivos, violam as leis e podem ser cruéis ou violentos com os animais e as pessoas, por exemplo.

Referências:

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28713321/

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/oppositional-defiant-disorder/symptoms-causes/syc-20375831

https://childmind.org/article/what-is-odd-oppositional-defiant-disorder/

Por Dra. Fabiele Russo/NeuroConecta


Nenhum comentário:

Postar um comentário